Curso “Filosofia e Arte” continua com “Movimento aberrante”

04/05/2010 19:03:40 - Jornalista: Pedro Morais

A quinta aula do curso “Filosofia & Arte”, organizado pelo Centro de Estudos Claudio Ulpiano (CCLULP) e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), será nesta quarta-feira (5), em duas sessões, às 14h e 19h. O evento será realizado no auditório da Funemac, na Cidade Universitária. Nesta sessão, o título abordado será “Movimento aberrante”.

O curso é coordenado por Carlos Alberto de C. Martins e vai até o dia 9 de junho, sempre às quartas-feiras em dois horários. Ao final do programa, que tem entrada franca, haverá entrega de certificados de conclusão.

Claudio Ulpiano foi professor de filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pode ser considerado o maior divulgador do pensamento de Gilles Deleuze no Brasil. Suas aulas, dentro e fora da universidade, formaram e inspiraram várias gerações no estudo rigoroso e vivo da filosofia. Seus alunos, de cursos e profissões variadas, vinham de todos os cantos da cidade, e a expressão original dessas aulas permanece até hoje na produção acadêmica, artística, e no pensamento de todos os que tiveram o privilégio de assisti-las.

O Centro de Estudos Claudio Ulpiano é uma Associação Civil sem fins lucrativos fundada por um grupo de antigos alunos de Claudio Ulpiano, com o objetivo de preservar e divulgar o seu trabalho (centenas de aulas gravadas e escritos filosóficos) e promover cursos, além de criar novos núcleos de estudo e pesquisa nas áreas de filosofia, ciência e artes.

Na próxima quarta-feira, a palestra será “A desumanização é a busca”. O curso teve início no dia 31 de março com a exibição da palestra em vídeo do filósofo Cláudio Ulpiano: “A Filosofia de Espinosa”.