Curso “O Conto e suas Particularidades” com inscrições abertas

27/10/2011 16:20:18 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Cidade Universitária de Macaé está com inscrições abertas para o curso “O Conto e suas particularidades”, que terá início na próxima sexta-feira (4/11). A capacitação é voltada para os profissionais da área educacional. As aulas acontecerão de14h ás 17h, no 3º andar, prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na sala de reuniões. A carga horária do curso é de 12 horas. Mais orientações e fichas de inscrição para o cadastro podem ser obtidas no site www.funemac.edu.br. As vagas são limitadas. As aulas prosseguirão nas três últimas sextas-feiras deste mês: 11, 18 e 25.

Os interessados no curso deverão executar as seguintes orientações: baixar e preencher a ficha de inscrição no site da Funemac e enviar para o seguinte e-mail: curso.conto@gmail.com. Assim que o envio for recebido, o inscrito será comunicado. No programa do curso serão abordados temas como Narração, ficção e valor; Ficção e história; Leis constitutivas da forma no conto; Leitura e compreensão de textos e Análise. O estudo e prática dos/com textos também será outro ponto abordado pela capacitação.

Segundo o superintendente acadêmico da Fundação, Meynardo Rocha, o curso será ministrado pela professora Mestra Claudia Márcia Vasconcelos da Rocha, que possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia de Campos (1970) e mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1992), além de ser professora assistente aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, literatura africana e áfrica lusófona.

Para Guto Garcia, secretário de educação e presidente da Funemac (administradora da Cidade Universitária), a proposta do curso visa difundir o exercício da escrita e também estimular professores e educadores a transitarem por este universo. “O conto é uma maneira simples de se contar uma história. Essa praticidade tem atraído leitores e novos escritores de todas as idades e níveis intelectuais, Inclusive aqueles que não têm o costume de ler ou que ainda estão começando a adquirir este hábito. Um dia, um desses talentos possa ser revelado e ter seu livro lançado pela editora da Funemac”, lembrou o secretário.