Cursos para mulheres na construção civil é sucesso já no primeiro dia de inscrições

11/08/2009 11:37:43 - Jornalista: Grazielle de Marco

O primeiro dia de inscrições para os cursos de qualificação profissional para mulheres na área da construção civil superaram as expectativas. Apenas no primeiro dia, uma turma já foi formada e as demais estão com poucas vagas. Os cursos estão sendo oferecidos pela prefeitura de Macaé, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional, da Secretaria de Educação.

No pólo do Novo Horizonte, a turma do curso Básico de Eletricidade já está completa e durante toda a manhã houve fila para as inscrições. “A grande procura comprova que há uma demanda nesse segmento, que as mulheres estão vencendo os próprios preconceitos e procurando qualificações nessa área”, disse a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, que fará a aula inaugural dos cursos no próximo dia 25.

De acordo com pesquisa realizada no Rio de Janeiro, a renda mensal das alunas que conseguiram trabalho depois de qualificadas na construção civil aumentou em média 14 vezes, proporcionando melhoria na qualidade de vida das mulheres e de suas famílias.

Estão sendo oferecidas, num primeiro momento, mais de 100 vagas, distribuídas ente os cursos Básico de Alvenaria; Básico de Cerâmica Piso; de Azulejo; Básico de Elétrica Residencial; Básico de Hidráulico e Básico de Pintura de Parede. As aulas terão duração de um mês e serão realizadas nos seguintes pólos do Centro de Educação: Fundação Esperança: Rua Alcides Mourão, 179, na Aroeira; Associação de Moradores do Visconde; Associação de Moradores do Lagomar, da Aroeira, Virgem Santa e do Novo Horizonte.

Os cursos serão nos turnos manhã, tarde e noite.As pessoas que tiverem interesse em participar devem procurar o pólo onde desejam realizar o curso, a partir do dia 10, das 9h às 17h.

É preciso ter no mínimo 16 anos e levar cópias dos comprovantes de escolaridade e residência; identidade; CPF; título de eleitor e uma foto 3x4. As inscrições para os cursos também poderão ser feitas na Sede do Centro de Educação Profissional e Tecnológica, localizado na Rua Alfredo Backer,363, Centro de Macaé.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2770 0828. As qualificações fazem parte do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), do qual o Centro de Educação tecnológica e Profissional, da Secretaria de Educação é o executor.