Cursos profissionais gratuitos: procura é grande, mas ainda há vagas

03/03/2009 16:19:34 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Robson Maia

Aulas começam esta semana

A procura pelos cursos de qualificação gratuitos, oferecidos pela prefeitura através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional, da Secretaria de Educação, foi intensa no primeiro dia após o recesso do Carnaval. Apenas nesta segunda-feira (2) cerca de 150 pessoas fizeram a inscrição.

Os cursos mais procurados foram os de Operador de Guindaste, Operador de Ponte Rolante e Operador de Empilhadeira, que já estão com as turmas fechadas. A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, orienta todas as pessoas interessadas a procurarem a recepção do Centro.
- Estamos sempre abrindo novas turmas, de acordo com a demanda. Os cursos de qualificação profissional gratuitos fazem parte da política de governo educacional do prefeito Riverton Mussi e cumpre uma das metas do plano de governo, disse.
Ainda há vagas para Taifeiro Offshore; Agente Ambiental; Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; Boas práticas de manipulação de alimentos; dinâmica de grupos; Educação Ambiental para comércio; Informática na Terceira Idade; Inglês básico; Leitura e Interpretação de desenho técnico; marketing básico; memorização e leitura dinâmica; Operador de Telemarketing; Recepcionista/telefonista; Redação para concursos; Qualidade no atendimento ao cliente com ênfase no turismo de hospitalidade; Recepcionista para eventos, feiras e afins; Organização de eventos e Camareira para hotéis e pousadas.
Há cursos iniciando nesta quinta e sexta-feira, mas as inscrições permanecem até que as turmas estejam completas. Os interessados em um dos cursos devem se dirigir à secretaria da instituição, localizada na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, (Rua do Corpo de Bombeiros), de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Os cursos possuem duração de até dois meses com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite de segunda a sexta-feira, e sábados o dia todo. Os candidatos devem ter no mínimo 16 anos completos, não ser estudante de rede particular de ensino, e ter renda familiar não superior a três salários mínimos. Devem estar munidos de comprovante da escolaridade (ensino médio ou fundamental); comprovante de residência; identidade; CPF, título de eleitor e uma foto 3x4.