Dança do Art Luz mobiliza crianças da Malvinas

06/10/2011 10:19:09 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Aulas de jazz e balé clássico fazem sucesso entre as meninas moradoras do bairro.

“Minha filha está ocupando a mente com a dança, está mais disciplinada, mais estudiosa e responsável”. Este foi o testemunho da dona-de-casa Marisângela dos Santos, mãe de Kaylane dos Santos, de seis anos. Kaylane e outras 20 meninas, cujas idades variam entre os cinco e os 14 anos, são alunas de balé clássico e jazz, no salão da Associação dos Moradores e Amigos do bairro Malvinas, localizada na Praça Principal desse bairro.

Segundo a diretora geral do Programa Art Luz, a professora Ângela Terra, o importante é mostrar a estas famílias moradoras das Malvinas que suas crianças e adolescentes têm direito à arte e à cultura. “As atividades artísticas do Art Luz colaboram significativamente para desenvolver a autoestima e o espírito de cidadania”, afirma Ângela.

Para as professoras de dança Márcia Soares (jazz) e Katiane Lopes (balé clássico), além de ensinarem as alunas a dançar, também passam conhecimentos como respeito às diferenças, amor ao próximo e disciplina.

As músicas que estimulam a arte da dança, tocadas nas aulas que se realizam entre 13h e 14h (balé clássico) e 14h e 15h (jazz), nas segundas e quartas-feiras, variam do estilo Hip Hop, até sons cantados por Chico Buarque, passando por canções infantis.

Uma coisa todas as mães concordam: suas filhas nunca teriam aulas de balé e jazz se não fosse gratuito. É que nas aulas artísticas e esportivas oferecidas no polo Malvinas, como Jiu-Jítsu, artesanato, ginástica, dança de rua, balé clássico e jazz, ninguém paga nada. No bairro Malvinas há cerca de 100 alunos e alunas do Programa Art Luz, a maioria pertence a famílias com baixo poder aquisitivo.

Nos outros núcleos do Art Luz (Morro de São Jorge, Parque Aeroporto, Fronteira, onde fica sua sede, e no sexto distrito do Sana, os diversos cursos culturais e esportivos, como teatro, caratê, capoeira e outros, também são de graça.

Para finalizar, fica a frase da diretora geral do Programa, a professora Ângela Terra. “Vejo as atividades do Art Luz no bairro Malvinas como algo especial, como um grande desafio no sentido de se conferir a essas crianças e adolescentes a capacidade da disciplina”.


Fotos Relacionadas