Defesa Civil de Macaé participa de encontro internacional

10/09/2009 17:18:42 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Divulgação

Evento teve como objetivo discutir a coordenação de possíveis mecanismos para redução de risco de desastres

Representantes da Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil de Macaé participaram da II Reunião Regional de Mecanismos Internacionais de Assistência Humanitária, em Florianópolis. O evento, encerrado no último dia quatro, teve como objetivo discutir a coordenação de possíveis mecanismos para redução de risco de desastres e prestação eficiente de assistência humanitária em âmbito regional.

- Estamos sempre participando de eventos como este, que trazem para Macaé experiências positivas que podem ser adaptadas dentro da realidade do nosso município, disse o coordenador de Defesa Civil, Eric Shueler, lembrando da implantação da Comissão Permanente de Ações Emergenciais e Preventivas de Macaé, que já começou a elaborar o Plano Municipal de Emergência.

Participaram do evento os agentes Felipe Mancini e Allan Ribeiro, que aproveitaram para trocar experiências com representantes governamentais dos países da América Latina e do Caribe, entidades nacionais e internacionais não governamentais e sociedade civil, todos ligados à assistência humanitária, além de representantes das Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil.

De acordo com os agentes, na pauta da reunião destacaram-se temas como desafios da mudança climática, redução de risco de desastres e Marco de Ação de Hyogo, e sistemas de informação nacional e regional. O encontro também debateu o fortalecimento dos quadros para prestação e recepção de assistência internacional e o papel da sociedade civil em crises humanitárias. O evento contou com a presença da Secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Organização das Nações Unidas.

A reunião aconteceu em meio aos crescentes desafios e oportunidades relacionadas à assistência humanitária internacional na América Latina e no Caribe e deu prosseguimento ao primeiro encontro, realizado em setembro de 2008.