Defesa Civil de Macaé participa de Seminário sobre Mudanças Climáticas

01/10/2009 16:15:36 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

O evento é o segundo de uma série de encontros promovidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil

A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil esteve recentemente no município de Vitória (ES), participando do Seminário de Mudanças Climáticas, com o tema “As Mudanças Climáticas e seus Impactos nas Ações de Defesa Civil”. O evento foi organizado pela Defesa Civil Estadual do Espírito Santo, com apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O evento é o segundo de uma série de encontros promovidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com representantes das Defesas Civis Estaduais e Municipais das cinco regiões do Brasil, e com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O primeiro seminário foi realizado nos dias 10 e 11 de agosto em Palmas (TO).

A proposta foi que cada região promovesse uma discussão acerca do impacto local e regional das mudanças climáticas sob o enfoque das ações de Defesa Civil, construam suas cartas, e ao final reúnam-se em um encontro nacional.

Em Vitória, além dos anfitriões, estiveram reunidos representantes dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A abertura do Seminário contou com a presença da Secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente.

O objetivo principal deste evento foi delimitar estratégias e ações que possam contribuir para a redução gradual dos impactos das mudanças climáticas e suas consequências na região Sudeste. A proposta vislumbra também, através da mudança de postura e atitudes, a construção de uma melhor qualidade de vida às gerações futuras permitindo com isto, a auto-sustentabilidade dos setores produtivos.

Principais temáticas da região Sudeste: Deslizamentos (com os temas Evolução do Sistema de Monitoramento Pluviométrico de Petrópolis, Acidentes com Escorregamentos de Solo, Movimentos Gravitacionais de Massa e Risco Geológico. Identificação em Campo, Cartografia e Medidas de Prevenção.), Inundações (As inundações, locais e de bacias, e suas relações com as mudanças do clima, O Radar Meteorológico como ferramenta de prevenção, Planos de Contingência contra Inundações dos Municípios de Minas Gerais) e Estiagens / Secas (A Ação do Instituto Nacional do Semi Árido no Combate à Desertificação, Plano Nacional de Combate a Desertificação).

Estiveram no evento o Coordenador de Operações, Tiago Rezende, e o Coordenador de Treinamento, Luiz de Souza.