Defesa Civil e IMMT analisam áreas de risco no Bairro Miramar

07/07/2009 09:52:50 - Jornalista: Chico Barbosa - estagiário

Foto: Robson Maia

Amostras da água foram recolhidas para que seja descoberta sua origem

Há cerca de três meses, um barranco localizado à Rua Santos Moreira, no bairro Miramar, começou a apresentar ameaças aos moradores. Na segunda-feira (6), uma equipe do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e da Coordenadoria de Defesa Civil visitaram algumas residências e recolheram amostras da água que não para de sair do solo e chega até a invadir casas.

Segundo Allan Ribeiro, coordenador de logística da Defesa Civil, a água que está brotando vem deixando o barranco úmido e com riscos de deslizamento das encostas. Por causa da ameaça real, duas casas já foram interditadas. “A água está abalando a estrutura do local. Precisamos identificar sua origem, se é de alguma nascente ou mesmo alguma tubulação que rompeu e está vazando”, disse.

Luiz Carlos da Silva Castro, gerente técnico e engenheiro químico responsável pelo laboratório de águas e afluentes do IMMT, esteve presente coordenando a coleta da água e já trabalha no processo de identificação.

- O laboratório do IMMT está devidamente registrado no Conselho Regional de Química (CRQ) na 3ª região, o que nos dá respaldo, credibilidade e legalidade para lidar com situações como essa. Vamos fazer análises física, química e microbiológica da água para descobrir a sua fonte, revelou.

O resultado das amostras sairá em até cinco dias úteis. A partir daí, serão definidas as ações da Defesa Civil.