Defesa Civil faz limpeza de canais em Jurubatiba

03/04/2009 16:13:45 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: kaná Manhães

Limpeza vai durar todo o mês

A Coordenadoria de Defesa Civil de Macaé está realizando ações de apoio pela preservação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Durante todo este mês, equipes estão trabalhando com barcos na retirada de lixo dos canais internos da Lagoa de Jurubatiba, que fica dentro da área do Parque, próximo ao bairro Lagomar. A ação faz parte do apoio que a prefeitura está dando ao Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a conservação do Parque.

- A limpeza da lagoa vai ser um trabalho demorado, já que os canais são de difícil acesso. Na ação que fizemos esta semana, infelizmente retiramos muito lixo da lagoa. Estamos retirando uma grande quantidade de garrafas de plástico, latas, chinelos de borracha, pedaços de isopor, sacolas plásticas, enfim, muitos detritos. Nossa ação também tem como objetivo ajudar na conscientização dos moradores da área de entorno do Parque, comentou o coordenador de Defesa Civil, capitão Eric Shueler.

Seminário

A equipe da Defesa Civil participou esta semana do primeiro Encontro Estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro. O evento foi organizado pelo Instituto Tecnológico de Defesa Civil (ITDEC) e pela Escola de Defesa Civil (EsDEC), com o objetivo de dar as boas-vindas aos responsáveis pelos órgãos municipais de Defesa Civil e promover a integração entre todos que pertencem ao Sistema Estadual.

- Além disso, o encontro foi válido pela troca de informações sobre temas relevantes sobre a operacionalização das diretrizes preconizadas pela Política Nacional de Defesa Civil, disse o coordenador Eric Shueler.

Os temas abordados no seminário foram Funcionamento do Sistema nacional de Defesa Civil;
Informações Jurídicas básicas em Defesa Civil; Importância do preenchimento dos formulários NOPRED e AVADAN e planejamento em Defesa Civil.