Defesa Civil monitora áreas de ressaca do mar

17/05/2011 17:07:34 - Jornalista: Catarina Brust e Emmanuel Rosestolato (estagiário)

Foto: Ana Chaffin

Previsão é de que a ressaca siga até sexta-feira

A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil da prefeitura de Macaé continua monitorando as áreas atingidas pela ressaca do mar na orla da cidade. A ressaca começou no domingo (15) com ondulações chegando aos dois metros na madrugada e na tarde desta terça-feira (17). A previsão é que a ressaca do mar diminua e se normalize até sexta-feira (20), com ondulações de sudoeste em torno de 1,5 metros.

A Defesa Civil está monitorando a orla de todas as praias do município. O único local interditado é a orla da Praia dos Cavaleiros que ainda apresenta riscos para quem transita pelo calçadão. O deck, que já estava vulnerável no trecho de aproximadamente 50 metros da orla dos Cavaleiros - do Restaurante Mariscos até as proximidades do Hotel Brisa Tropical devido a ressaca ocorrida no início deste ano - sofreu novas avarias nesta terça-feira em frente à sede de praia do Tênis Clube de Macaé. As ondulações chegaram aos dois metros e derrubaram mais um trecho de 50 metros.

A força das ondas quebrou a calçada, destruiu o deck e tomou quase toda a faixa de areia. Além da Defesa Civil, esteve no local nesta manhã de terça-feira acompanhando as ações e avaliando os estragos, a equipe da Secretaria Municipal de Obras. Enquanto o local não for liberado pela Defesa Civil não poderá ser executada a retirada dos entulhos e destroços.

A Defesa Civil de Macaé orienta a população que mora na faixa litorânea para evitar ficar próxima à área de arrebentação. Com o mar agitado há risco para pequenas e médias embarcações. As atividades de pesca e navegação são desaconselháveis. Em caso de emergência, a Defesa Civil pede que seja utilizado o telefone 199, que é o número de plantão para qualquer eventualidade.