Defesa Civil realiza I Conferência Municipal

15/12/2009 14:40:19 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Evento vai levar propostas para a Conferência Nacional

“Coloque sua cidade no mapa de proteção”. Este foi o slogan da I Conferência Municipal de Defesa Civil, realizada nesta terça-feira (15), na Cidade Universitária. O evento promovido pela Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil reuniu técnicos e representantes da sociedade civil, poder público e voluntários com objetivo apresentar e discutir propostas para serem levadas à Conferência Nacional que acontece em março de 2010, em Brasília.

Realizada na Cidade Universitária, a conferência foi aberta pelo coordenador extraordinário de Gestão Integrada (GGIM), Edmilson Jório, pela secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia e pelo coordenador extraordinário da Defesa Civil, Eric Schuler.
Segundo o coordenador de Planejamento da Defesa Civil, Marcus Schuler, o objetivo é discutir e debater novas diretrizes e o papel da Defesa Civil. “Feito isso os participantes vão apresentar as propostas que foram discutidas com as autoridades. Elas serão analisadas e incluídas no relatório final que será elaborado para as conferências estadual e nacional, e poderão ser incluídas no Plano Nacional de Defesa Civil elaborado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério de Integração Nacional”, disse Marcus Schuler.

- Vamos avaliar e propor melhorias nas políticas públicas de Defesa Civil, ordenando os espaços urbanos e evitando, principalmente, a ocupação de áreas de risco, comenta o coordenador da Defesa Civil, Eric Schuler.

Ele ressalta ainda que, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, recomendou que cada órgão dos estados brasileiros promova esta conferência em suas cidades. Até o momento, somente duas cidades do Brasil cumpriram esta recomendação - Duque de Caxias e Macaé.

O evento contou com a participação da 9º Grupamentos de Bombeiros de Macaé, representantes estaduais da Defesa Civil e associações de moradores. Em grupos de trabalhos, os participantes discutiram os três eixos temáticos apresentados - “Desafios para efetivação da Defesa Civil no século XXI: estado, sociedade, clima, desigualdade e desenvolvimento”; “Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da existência humanitária”; e “A mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil”.