Delegacia Legal será inaugurada no aniversário da cidade

08/05/2009 12:32:34 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Em fase de acabamento, a Delegacia Legal de Macaé deve ser inaugurada durante as comemorações do aniversário da cidade, em 29 de julho. Construída no centro da cidade, na esquina da Rua São João com a Avenida Presidente Sodré, a Delegacia Legal vai agilizar o atendimento policial e trazer maior segurança à população.

Construída pela empresa Lotes e Casas Incorporação, as obras, orçadas em R$ 1.422.982,82, são fiscalizadas pela secretaria municipal de Obras (Semob). A Delegacia Legal de Macaé é um projeto em parceria entre a prefeitura e o governo do estado, através da secretaria de Segurança Pública estadual, com o objetivo de dar melhores condições de trabalho para a Polícia Civil, gerando maior tranquilidade aos moradores de Macaé.

De acordo com informações do engenheiro, Carlos Eduardo Linhares, da Semob, as obras estarão concluídas no início de junho. Quando isso acontecer, o prédio será entregue à Secretaria de Segurança Pública do Estado para a estruturação interna, que envolve desde o mobiliário aos equipamentos de informática e eletroeletrônico. A partir daí, a Delegacia, depois de inaugurada, estará em pleno funcionamento, beneficiando toda população de Macaé.

Para as obras estarem concluídas, falta apenas o acabamento, como colocação de pisos, pintura externa e interna e as obras do estacionamento, pátio e entrada do prédio.Vistoriando as obras nesta sexta-feira, o secretário de Obras, Tadeu Campos, colocou que a construção da delegacia envolve o melhor aparelhamento para a polícia e até a contratação de novos funcionários. “Para que Macaé tivesse esse benefício, a prefeitura cedeu ao Estado o local no centro da cidade, em frente ao Mercado Municipal de Peixes. O governo do estado, responsável pela construção e equipamentos, vai ceder os policiais e os demais trabalhadores para o funcionamento da unidade. Essa delegacia vai transformar todo o atendimento na área de segurança pública no município, beneficiando a população”, disse o secretário.

A delegacia foi construída em dois andares. Toda a parte externa é revestida com pastilhas, já foram concluídas as instalações elétricas e hidráulicas e também o telhado para proteção da laje superior. Toda estrutura metálica recebeu tratamento anticorrosão. Já foram construídas uma cisterna, com capacidade de 10 mil litros, e uma grande caixa d’água, de cinco mil litros. As esquadrias já estão no local e com vidros e foi concluída a parte sanitária, com instalação da rede de esgoto. O prédio contará com um pára-raios. Já foi construído o muro divisório que separa a Delegacia Legal do prédio onde funcionará a Coordenadoria Regional da Polícia do Interior, mais um benefício que Macaé receberá da área de segurança pública do Estado.

As delegacias legais são um projeto da área de Segurança Pública do Estado, que tem como objetivo uma forma diferenciada de atendimento na área de segurança pública. Essas delegacias não contam com carceragem e há pequenas salas de custódia, sendo uma masculina e outra feminina, onde os presos permanecem por 24 horas, até serem transferidos para Casas de Custódia mais próximas, onde só ficam até o julgamento.