Democratização do Ensino é ressaltada durante posse de Diretores Municipais

11/01/2012 12:51:46 - Jornalista: Douglas Fernandes e Carlos Fernandes

Foto: Moisés Bruno

O evento ocorreu na tarde desta terça- feira (11), no Auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária

Durante a solenidade de certificação e posse dos diretores e adjuntos das unidades escolares municipais de Macaé, a prefeita em exercício, Marilena Garcia, e o secretário de Educação, prof. Guto Garcia, ressaltaram a importância do processo eleitoral como alicerce democrático para ampliar a melhoria da qualidade de ensino na rede. O evento ocorreu na tarde desta terça- feira (11), no Auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária, e contou com a presença de professores, subsecretários e profissionais ligados à Secretaria de Educação.

A prefeita em exercício, Marilena Garcia, destacou o acontecimento como sendo uma conquista construída por meio do desejo e a participação da classe educadora, que vem contribuindo para o exercício da gestão democrática desde 2009: “Todas as nossas iniciativas, construídas com o apoio de todos vocês, começam a dar os frutos. A Conferência Municipal de Educação, ocorrida no inicio desta gestão, juntamente com os nossos fóruns de Educação foram ações que ocasionaram esta e outras iniciativas valorosas para a rede e nossos educadores”, disse Marilena.

Além da cerimônia de posse dos novos diretores e adjuntos, durante o evento ocorreu também a entrega dos certificados aos professores que participaram da prova de certificação, alcançando o resultado mínimo de 50%, o que os torna aptos a atuar no cargo de dirigente de unidade escolar. O diploma de certificação profissional tem validade de sete anos, a contar a partir da data de divulgação dos resultados, sem prorrogação.

O secretário Guto Garcia reafirmou a proposta da Secretaria de Educação em elaborar o processo de eleição para diretor e adjunto na rede municipal de ensino: “Queríamos com esta iniciativa garantir aos diretores sua autonomia e o desprendimento de processos indicatórios. A certificação e eleição fortaleceram a democracia. Temos muito trabalho a fazer e por isso os diretores eleitos e os professores que fizeram a prova e receberam o certificado merecem parabéns por aceitar este desafio de darmos continuidade à construção de um ideal de ensino”, disse Guto.

O secretário ainda falou sobre a Lei Complementar nº 191/2011, que além de dispor sobre a regulação da função de Direção de Unidade Escolar da rede municipal de ensino de Macaé e outras providências, garante também gratificações aos profissionais que atuam na gestão escolar a partir de janeiro de 2012: “A lei está valorizando o diretor da escola e garantindo vencimentos dignos a estes profissionais que é são peças fundamentais da Educação”, afirmou lembrando que os diretores que ainda não realizaram o recadastramento devem fazê-lo para garantir o recebimento dos valores ainda em janeiro.

Uma das novas diretoras eleitas, Andréa Martins, afirma está pronta para o novo desafio: “O desafio é grande, mas acho que o trabalho realizado com amor e dedicação, além da parceria e do apoio técnico-pedagógico que a Secretaria de Educação está demonstrando, tem tudo para dar certo”, afirmou a nova diretora-geral da Escola Parque Municipal Maria Angélica Ribeiro Benjamin.

O processo de eleição para a escolha dos novos diretores foi dividido em três fases. Na primeira ocorreu uma prova de certificação sobre gestão das escolas preparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apresentaram um plano de Gestão Escolar. A eleição direta (realizada em dezembro de 2011), que contou com a participação de professores, servidores vinculados à escola, alunos, pais e responsáveis, completou a segunda etapa do processo. A terceira fase será um curso de Pós-Graduação e ou Extensão em Gestão Escolar ou Informática, oferecidos pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

Das cerca de 60 escolas municipais de Ensino Fundamental, 16 contam com novos diretores, enquanto 44 diretores receberam a maioria dos votos e se mantiveram no cargo. Além disso, das 43 escolas de Educação Infantil, oito contam com novos diretores escolhidos nesta eleição e 35 que se mantiveram no cargo.