Dengue: Ações permanentes da prefeitura mantêm doença controlada

26/02/2008 15:39:30 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com a adoção de políticas públicas eficazes e permanentes de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, a prefeitura de Macaé vem mantendo a doença sob controle. No mês de janeiro, foram registradas três notificações, sendo uma confirmação. Neste mesmo período de 2007, foram confirmados 25 casos, enquanto outros municípios e mesmo a capital vêm apresentando surto da doença.

Além dos trabalhos de campo realizados pelos agentes de endemias, nas casas e em pontos estratégicos, a Semusa implementou no ano passado mais uma medida complementar, a inclusão da Campanha municipal de homeopatia contra dengue. O complexo homeopático para dengue disponibilizado nas unidades de saúde busca atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.

O secretário de Saúde, Luiz da Penha, ressalta que este resultado no número de casos da doença se deve ao trabalho das equipes de saúde e à conscientização da população sobre os riscos da doença. “Mesmo com estes resultados positivos, é preciso que a população fique atenta e continue fazendo sua parte eliminando os criadouros do mosquito”, disse, acrescentando que toda pessoa com suspeita de dengue deve procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico e tratamento correto.

Ele informou que os casos confirmados vêm se mantendo em queda desde agosto, com média de duas confirmações por mês. “Estamos trabalhando junto às unidades de saúde da rede particular para que elas façam as notificações em casos de suspeita e confirmação da doença, para que possamos tomar todas as medidas para o bloqueio da doença, como também dados fiéis da situação do município”, completou.

A secretaria de Saúde também implementou em 2007 o Plano de Contingência para o controle da dengue, que contempla ações de capacitação de recursos humanos, formulação de novas técnicas de tratamento, como também a mobilização das comunidades.

Dentro desta proposta, foi realizado na última semana o I Curso de formação de multiplicadores para o controle da dengue. Participaram do curso representantes das secretarias de Serviços Públicos, Departamento ambiental da Guarda Municipal, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Exército, Corpo de Bombeiros, Grupos da Terceira Idade, Associações de moradores e Escoteiros.

Segundo o secretário, entre as ações desta nova equipe estará o mutirão de combate à dengue no dia 28 de março no bairro da Imbetiba. No dia 29 acontece a primeira Campanha de Homeopatia Contra a Dengue de 2008. “Objetivo é formar uma força tarefa no controle da dengue e acima de tudo mostrar à população a importância de cada um neste processo de construção de uma saúde pública de qualidade”, frisou.

Ele lembrou que a equipe do programa de Educação em Saúde vem desenvolvendo no município um trabalho de conscientização no combate ao mosquito aedes aegypti. São realizadas palestras, treinamentos em instituições públicas e particulares, escolas, associação de moradores, igrejas, entre outros.

Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. “Se medidas tão simples não forem levadas a sério, os focos da doença podem aumentar”, alertou Paulo. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.

A população pode contar ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta das 8h às 17h.