Dengue: prefeitura inicia mutirão no Lagomar

11/01/2010 13:48:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Saúde alerta a população sobre o perigo da doença que pode levar a morte

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses e uma equipe de enfermeiros do Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde de Macaé iniciaram nesta segunda-feira (11) um mutirão de combate à dengue no bairro Lagomar. O trabalho continua nesta terça. Mais de 20 profissionais percorreram casas e comércios, do bairro orientando a população sobre o perigo da doença - que pode levar à morte - e os cuidados necessários para evitar a dengue.

Além de fazer o trabalho de orientação, os agentes visitaram as residências identificando e eliminando os criadouros. Já a equipe do Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas fez a distribuição do medicamento homeopático contra a dengue. O medicamento não é uma vacina: busca atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.

O supervisor geral do CCZ, Eric de Souza, ressalta que o trabalho de conscientização quanto à prevenção da doença vem se intensificando no município, mas a população tem que estar realmente ciente do perigo e formas de manter o mosquito longe.

Ele informou que o apelo agora é no sentido de sensibilizar os habitantes para que cada um cuide de seu quintal, evitando o acúmulo de água em objetos que possam se tornar focos do mosquito transmissor da doença. “A dengue deve ser controlada diariamente. Esse é um problema de todos e é necessário que cada um faça a sua parte”, afirma.

Recomendações - Qualquer recipiente por menor que seja, pode acumular água e se tornar um ambiente perfeito para o desenvolvimento do mosquito. O mesmo cuidado a população deve tomar em relação a pratinhos com vasos de plantas.

As lajes das casas e ralos dos quintais devem ser limpos com água fervente pelo menos a cada dois dias. Se alguém tiver sintomas como dor no corpo, dor de cabeça e febre alta, o ideal é procurar imediatamente um profissional de saúde para que seja feito o diagnóstico correto.