Dengue: Prefeitura organiza nova campanha de mobilização

07/11/2011 14:27:43 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde está organizando uma grande mobilização de combate à dengue, que acontecerá entre os próximos dias 16 e 18. Na ocasião, será lançada a campanha 10 Minutos contra a Dengue. A meta é despertar na população a importância de se inspecionar suas casas, o local de trabalho e centros comerciais, doando apenas um pouco tempo do seu dia.

A campanha terá inicio com uma caminhada, que sairá da Praça Washington Luiz no próximo dia 16. Para Laila Nunes, Coordenadora de Saúde Coletiva, o objetivo é começar a propagação da ideia para a população na região central, mas ir avançando a diversos setores da sociedade. “Já estamos pensando na campanha do verão ainda em novembro, criando políticas para avançarmos com a proposta a toda a população”, afirma.

Serão realizadas diversas atividades ao longo dos meses com a participação de vários setores da Saúde, visando a redução no número de casos e evitar os óbitos. Além da caminhada, será montada uma tenda no calçadão da Avenida Rui Barbosa, onde os profissionais irão orientar a população sobre os riscos da dengue, a importância de se manter vigilante e eliminar os criadouros. Na ocasião, ainda será distribuído o medicamento homeopático contra a dengue. E nos dias 17 e 18, a equipe atuará novamente no calçadão e no Terminal Central.

Estão participando da organização do evento, a Coordenação da Vigilância Epidemiologia, o Centro de Controle de Zoonoses, o Núcleo de Saúde Integrativa e Educação em Saúde.

Dengue – Laila explica que a Campanha 10 minutos contra a Dengue é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz. Uma semana tem mais de dez mil minutos. Que tal usar apenas 10 para afastar o perigo da dengue?
Essa é a proposta da iniciativa 10 Minutos contra a Dengue. Idealizada com base no conhecimento científico dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes Aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do mosquito.

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das casas agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros. A população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença.
--