Deputado Estadual visita região e conhece projeto Metrô Macaé

26/05/2010 19:56:50 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Um encontro realizado nesta quarta-feira (26), na Secretaria de Mobilidade Urbana, reuniu técnicos do órgão para apresentação do projeto de governo que complementará o Sistema Integrado de Transporte (SIT), o Metrô Macaé. O deputado Federal Eduardo Lopes (PRB), que estava em visita à região, conheceu esta iniciativa de interiorização do transporte ferroviário de passageiros, que já está apresentado como exemplo para todo o Estado do Rio de Janeiro.

O sistema de transporte público de Macaé conta hoje com mais de 100 mil usuários/dia e a população convive com ruas de intenso fluxo de veículos. Buscando melhorias para a mobilidade da população e visitantes, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, trabalha na implantação de transporte ferroviário coletivo, com aproveitamento dos 25 quilômetros do leito da linha férrea que passa pela cidade, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Durante o encontro, o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, falou sobre a importância da viabilização do projeto que busca aumentar a oferta de transporte no município e já conta com investimentos de cerca de R$ 25 milhões para a aquisição dos VLTs.

- Contamos com números consideráveis de veículos circulando por nossas vias. Só para se ter uma ideia, em pesquisa recente realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, foram contabilizados 960 caminhões, por dia, acessando a cidade pelo Lagomar, revela o secretário.

Segundo o deputado Federal Eduardo Lopes, o crescimento de Macaé requer ações que auxiliem no deslocamento de serviços e pessoas. “É muito bom vermos um governo tão empenhado em oferecer soluções inteligentes aos seus munícipes”, afirmou Eduardo, parabenizando o pioneirismo do prefeito de Macaé, Riverton Mussi.