Desembargador visita HPM

22/03/2005 13:46:21 - Jornalista:

Enquanto a cidade do Rio de Janeiro vive o caos na saúde, Macaé se destaca, oferecendo à população atendimento de qualidade. Este foi um dos motivos que trouxe ao município na última segunda-feira o presidente da 6ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro, o desembargador Cármine Antônio Savino Filho, para visitar o Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva.

Durante a visita, o desembargador disse que pediu ao deputado Glauco Lopes (PSDB) para que o acompanhasse. Ele havia ouvido falar dos projetos na área da saúde em Macaé, o que levantou o interesse de ver esta realidade de perto. “O HPM pode ser visto e transformado num modelo como poderá funcionar a saúde no Brasil. Há uma equipe fantástica de médicos e gestores administrativos. Tudo isto mostra que a saúde funciona nesta cidade e a cidade do Rio de Janeiro poderá acompanhar e se espelhar em Macaé”, disse.

Além do deputado, o desembargador foi recebido pelo diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Junior, o diretor técnico, Luiz Porto, a procuradora geral do município, Maria Auxiliadora Ferreira, o chefe de Gabinete, Nelson Mussi, entre outros.

Após uma longa conversa sobre o funcionamento do hospital e do sistema de saúde do município, o diretor superintendente do Hospital mostrou as dependências da instituição. “Realmente tinha que vir para acreditar. É impressionante o zelo, o atendimento e a tecnologia utilizada. Temos que mostrar isso para o Brasil inteiro”, revelou.

O diretor ressaltou ainda que para manter o padrão de qualidade no atendimento o prefeito Riverton Mussi não mede esforços, pois a saúde requer um custo elevado. “Hoje nós recebemos pessoas de todas as partes do Estado, que representam cerca de 30% do atendimento”, falou. O deputado Glauco Lopes disse que diante de tantas turbulências na área da saúde, Macaé segue firme, cumprindo seu compromisso com o cidadão.

Hospital Escola – Sabendo que o município vem realizando um estudo de viabilidade técnica para a implantação do curso de Medicina, o desembargador falou que em outras cidades os hospitais escola não funcionam como deveriam. Segundo ele, são instituições sujas, sem medicamentos, que acabam deseducando o universitário de medicina. “O HPM é um hospital modelo e irá formar na consciência de cada médico seu verdadeiro papel na comunidade, ou seja, de ajudar não só a saúde, mas, através da saúde a educação das pessoas”.

A Comissão da Agenda Medicina Macaé foi criada durante uma reunião do prefeito de Macaé, Riverton Mussi com o reitor da UENF, Raimundo Braz Filho. A comissão é formada pela pró-reitora de extensão, Lílian Bahia, pró-reitor de graduação, Almy Cordeiro de Carvalho e o professor Fernando Saboya e representando Macaé estão o presidente da FMHM, Dr. Aluízio dos Santos Júnior, o presidente da Funemac, Jorge Aziz, o vereador Pedro Reis e o deputado Glauco Lopes.