Desfalcado, Macaé Esporte enfrenta o Vasco em busca da primeira vitória

27/01/2010 13:00:10 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Tiago Ferreira

André Gomes (E) é o artilheiro do Macaé Esporte no Carioca, com três gols

Lanterna do Grupo B da Taça Guanabara, com apenas um ponto, o Macaé Esporte quer iniciar nesta quinta-feira (28) a sua reabilitação no Campeonato Carioca. E a missão não será das mais fáceis. O Alvianil Praiano terá pela frente o líder Vasco da Gama, às 19h30, em São Januário. O confronto, que terá transmissão do canal PFC (Globosat), é válido pela quarta rodada.

Para complicar ainda mais, o técnico Toninho Andrade não poderá contar com seis jogadores. No departamento médico estão o volante Marciel, o apoiador Victor Hugo e o atacante Adão, que se recupera de uma cirurgia. Além deles, o volante Da Silva e os centroavantes Fernandão e Anderson estão suspensos. O único que retorna ao time é o lateral-direito Thiago Maciel.

Com tantos desfalques, a comissão técnica deve adotar o esquema 3-5-2, com Ricardo, André e Otávio na zaga. Thiago Maciel e Bill serão os alas e o meio de campo continua mantido com Gedeil, André Gomes e Diego. Na frente, Laio e Léo Santos formarão na nova dupla de ataque, com o Raphael Aguiar, que veio do Tupi-MG, de opção no banco de reservas.

- Os desfalques são muitos, mas temos que dar confiança aos que irão entrar. O Vasco vem de um grande resultado [6 a 0 sobre o Botafogo] e contará com o apoio maciço de seu torcedor. E precisamos estar atentos o tempo inteiro. Até porque temos que nos recuperar no Estadual - disse o técnico Toninho Andrade, após o treino desta quarta-feira (27) pela manhã.

E a maior preocupação do treinador é corrigir o sistema defensivo. Em três jogos, o time sofreu nove gols (perde apenas para o Americano, que sofreu 10). Apesar dos desfalques no ataque, o setor tem agradado. Ao todo, o Macaé fez sete gols, atrás apenas do Vasco e Olaria, com nove, e do Flamengo, com oito. André Gomes é o artilheiro da equipe, com três gols.

>> Retrospecto: A partida desta quinta-feira (28) será apenas a terceira entre Macaé e Vasco na história. E a equipe da Colina leva vantagem no confronto direto, com duas vitórias em dois jogos. No Campeonato Carioca de 2008, o Vasco goleou por 4 a 0 em São Januário. Já em 2009, no Maracanã, vitória cruzmaltina por 1 a 0, com gol do atacante Rodrigo Pimpão.

>> Preliminar: Também pela quarta rodada da Taça Guanabara, mas pelo Estadual de juniores, Macaé e Vasco se enfrentam às 17h15, em São Januário. As duas equipes fazem campanhas irregulares na competição. O Alvianil está em 14º, com dois pontos, e os cruzmaltinos ocupam a sétima colocação, com quatro pontos.

FICHA TÉCNICA
VASCO X MACAÉ
Data/Hora: 28/01/2010 – 19h30
Local: São Januário (Rio de Janeiro)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez
Auxiliares: Ricardo Maurício Ferreira de Almeida e Cláudio José de Oliveira Soares
>> Vasco: Fernando Prass; Thiago Martinelli, Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago, Souza e Magno; Philippe Coutinho e Rafael Coelho. Técnico: Vágner Mancini.
>> Macaé: Lugão; Ricardo, André e Otávio; Thiago Maciel, Gedeil, André Gomes, Diego e Bill; Laio e Léo Santos. Técnico: Toninho Andrade.