Desfile cívico comemora aniversário de Macaé

29/07/2009 14:35:55 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Desfile cívico homenageia hino de Macaé

O sentimento cívico tomou conta da Rua Elias Agostinho, no bairro Imbetiba, durante o desfile que comemorou os 196 anos de emancipação político-administrativa de Macaé, que se estendeu até o início da tarde. Do palanque principal, o prefeito Riverton Mussi, a primeira-dama, Márcia Moraes, a vice-prefeita, Marilena Garcia, autoridades das Forças Armadas, secretários e vereadores acompanharam o desfile de escolas, instituições, associações, ONGs, clubes e outros tipos de entidades.

Para o prefeito Riverton Mussi, Macaé comemora o seu aniversário em um momento de festa: durante todo o mês a prefeitura entrega obras, investimentos para a população e consolida projetos importantes como o lançamento do início das obras de pavimentação das RJs-162 e 168, às 9 horas desta quinta-feira (30), em Córrego do Ouro.

- Temos enfrentado desafios hoje que refletem o crescimento acelerado de Macaé dos últimos anos. Mas com ações estruturantes como o programa Água Limpa, que visa acabar com os pontos de alagamento em dias de chuva e possui frentes de trabalho em diversos pontos do município, projetamos Macaé com resultados a curto e médio prazo – afirmou Riverton, citando outra ação que vai atingir grande parte dos moradores: o transporte ferroviário de passageiros, cujo contrato de operação por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será firmado nesta quinta, às 18 horas, na Estação Central.

Riverton destacou a importância da presença da população no desfile, que lotou a Rua Elias Agostinho. “Esse momento cívico integra alunos de escolas com a comunidade de forma geral. Ficamos felizes em ver a intensa participação da comunidade neste dia de sol que abrilhanta ainda mais o desfile. Homenagear nossos símbolos, como o hino e a bandeira, reforçam o sentimento de civismo e cidadania”, ressaltou.

O comandante do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM), Edmilson Jório, analisou que o desfile cívico é uma oportunidade da sociedade se manifestar. “O que vimos hoje aqui foi um carinho e respeito pelas tradições que garantem a continuidade de nossa sociedade”, analisou.

Para o gerente do Programa Cidade Limpa, Adrian Mussi, a conservação de manifestações cívicas contribui para a formação de vida do cidadão. “O governo Riverton é pautado pela participação popular e por isso estimulamos a participação de toda a sociedade nesta data importante para a cidade”, disse Adrian.

Paraquedismo da Guarda Municipal é um dos destaques

Do ar, veio um dos destaques da abertura do desfile cívico: com um pára-quedas, um Guarda Municipal treinado desceu do céu e mostrou uma das muitas habilidades técnicas da Guarda Municipal. A abertura do desfile contou também com apresentações da Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes, Nono Grupamento de Bombeiro Militar e Secretaria Executiva de Defesa Civil.

Em seguida, começaram as apresentações dos pelotões com as escolas de Educação Infantil Pré-II. A banda Fanfarlions representou as escolas, tendo Gabriel como regente. O segundo pelotão foi o Grupo das Bandeiras, com a Banda Ancyra Gonçalves Pimentel, do regente Igor. Uma delegação de 70 pessoas representou a I Conferência de Educação, com a Banda Elza Ibrahim.

Após essas apresentações, os pelotões formados por alunos das escolas municipais homenagearam o hino de Macaé com denominações de trechos da letra. “Onde o mar beija a areia morena” teve como banda a Wolfango Ferreira, com o regente Jorge Luiz. “Onde o rio se encontra com o mar” foi regida por Jamil, com a Banda Maria Isabel Damasceno.

A próxima a desfilar foi “Onde o sol banha a terra serena”, com o regente Charles e a Banda Maria Letícia Carvalho. “Tu estás, Macaé, a sonhar” teve como banda Lyra dos Conspiradores e regente Gelson. Já a banda Samuel Brust apresentou “Macaé, nossa voz é a história” com o regente Sérgio. “A cantar teus encantos, teus céus” teve como banda a Nova Aurora, com o regente Hélio.

A banda Luiz Reid, com o regente José Carlos, apresentou “Tua gente, teus anos de glória”. Já a banda Oscar Cordeiro homenageou o trecho “Um passado de tantos troféus”, com o regente Anderson Adolfo. A banda Cláudio Moacir, com o regente Carlos, foi a responsável pelo trecho “Longe o Frade teus campos domina”.

Já “A espalhar-se planícies sem par” foi da banda Ciep Maringá, com o regente Davi. O trecho da Banda Ancyra Pimentel foi “No horizonte o farol ilumina” e teve Igor como regente. “Os caminhos dos homens do mar” foi o trecho da Banda Elza Ibrahim, com o regente Henrique. Em seguida, foi a vez de “Macaé, minha terra querida”, da banda Wolgango Ferreira, que novamente desfilou com o regente Jorge Luiz.

“Que os anos te fazem crescer” ficou sob a responsabilidade da banda Luiz Reid, com o regente José Carlos. A banda Maria Letícia de Carvalho, do regente Charles, apresentou “Para nós tu és terra onde a vida”. Para finalizar, “Fica sempre em constante nascer”, da Banda Samuel Brust, com o regente Sérgio.

Instituições marcam presença no desfile

Após os desfiles das escolas, foi a vez das instituições desfilarem. A primeira foi a Liga Beneficente São João Batista. A Coordenadoria Especial da Terceira Idade apresentou os grupos da chamada “melhor idade” de Macaé. Em seguida, desfilaram as entidades Associação Macaense de Apoio ao Deficiente Auditivo (Amada), Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac), as secretarias de Ciência e Tecnologia; Turismo, Esporte e Lazer, Escola de karatê Samara Jardim, Associação Macaense de Mestre e Contra-mestre de capoeira, secretaria de Promoção Social – Projeto Nova Vida; Senai, Projeto Poscris, Escoteiros de Macaé, Clube Desbravadores de Macaé, secretaria de Meio Ambiente, Associação de Motociclistas de Macaé (AMOTO),

A Liga Independente das Entidades Carnavalescas (Liecam) fez um desfile especial com integrantes das agremiações carnavalescas de Macaé. Para finalizar o desfile cívico, a Semed passou pela Rua Elias Agostinho.

Secretários, vereadores, o comandante do Forte Marechal Hermes, Leandro Moraes; o tenente-capitão representante da Capitania dos Portos, Marcelo Heitor; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Alnyr Ribeiro; o delegado de Serviço Militar, Paulo Roberto dos Santos; o superintendente do Aeroporto de Macaé, Hélio Batista; o comandante do nono grupamento de Bombeiro Militar, Eric Alves, foram algumas autoridades que compuseram o palanque principal.

Audio

Entrevistado: Prefeito Riverton Mussi
Reporter: Wilton Santos