Dia da Árvore: crianças do Projeto Plantando Sementes distribuem mudas na Washington Luiz

21/09/2009 11:02:23 - Jornalista: Cláudia Massad

Para formar adultos com mais consciência ecológica e com mais respeito uns com os outros, a equipe da Escola Arco Íris, no bairro Novo Botafogo, está com o Projeto Plantando Sementes. O projeto trabalha com as crianças, familiares e comunidade, com danças, esquetes, palestras, encontros e caminhadas. Nesta segunda-feira (21), Dia da Árvore, elas estão distribuindo mudas de árvores durante todo o dia na Praça Washington Luiz em parceria com a Autopista Fluminense.

Na sexta-feira (18), foi realizado encontro entre equipe do Projeto e os guardas seniores, no auditório da Guarda Municipal (GM) de Macaé. Durante toda a manhã, a mensagem deixada pelas crianças, através de danças e poesias, foi respeito aos mais velhos, consciência no trânsito e solidariedade com os semelhantes.

O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Auto Pista Fluminense que adotou dez escolas nos municípios por onde passa. A Escola Arco Íris tem 310 alunos e é a única adotada em Macaé. A Autopista Fluminense tem sede na cidade de Rio Bonito-RJ e engloba dez municípios, se estendendo da capital até a cidade de Campos dos Goitacazes, divisa com o estado do Espírito Santo.


Solidariedade como prioridade

O secretário Municipal de Ordem Pública e diretor-presidente da Guarda Municipal , Antônio Franco, falou da necessidade de mostrar as crianças o cuidado com o meio ambiente, com os idosos e a solidariedade uns com os outros.

- A criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro melhor para as próximas gerações, depende de nós ensinarmos aos pequenos a necessidade de melhor tratarem o meio ambiente e as pessoas, principalmente os idosos. Com isso, os pais ou responsáveis também começam a fazer sua parte. É uma semente realmente que está sendo plantada, para que amanhã nós possamos viver melhor com mais amor e solidariedade, disse e Antônio Franco.

A coordenadora do Guarda Sênior, Elaine Chança, disse que “a solidariedade é, sem sombra de dúvidas, a forma maior de alguém expressar o amor. Como é bom saber que existem pessoas que se preocupam conosco, que lutam em nossas trincheiras e fazem dessa luta sua também. Pensamos ser indispensável que cada um enxergue no próximo um irmão e faça a ele o que gostaria que ele lhe fizesse, respeitando-o sempre, quaisquer que sejam as circunstâncias, os fatos e a situação. Será excelente se conseguirmos nos colocar com exatidão no lugar do outro. É claro que esse aprendizado é lento e há de ser alcançado de maneira gradual, com o emprego de nossa vontade de acertar e com os recursos da disciplina e da determinação. Por isso, é importante passar ás crianças, desde cedo, que elas devem ter respeito e ser solidárias”.

A diretora da Escola Arco Íris, Cláudia Márcia Tomaz, falou sobre o Projeto. “Há dentro do projeto um programa que busca criar vínculos de cidadania, resgate de valores sociais e participação e este tripé define bem o programa Plantando Sementes. Passamos para todos a semente da vida, do conhecimento, da cidade limpa e meio ambiente, da arte e da cultura de paz. E cada uma delas tem vida própria e precisa ser regada com dedicação, trabalho e amor. É por isso que as chamamos de sementes”, finalizou Cláudia.