Dia da Educação Física será marcado nesta quinta-feira na Educação Infantil

22/11/2011 15:52:52 - Jornalista: Joice Trindade

Dez unidades da rede municipal de ensino participam nesta quinta-feira (24) do Dia da Educação Física na Educação Infantil. A data idealizada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, tem o objetivo de destacar a importância do profissional de Educação Física junto às turmas de maternal ao pré II. O professor dessa área é reconhecido por possuir ferramentas valiosas para provocar estímulos que levem ao desenvolvimento do estudante por meio de brincadeiras, jogos e o esporte.

Durante a programação, que vai reunir 14 profissionais de Educação Física, a garotada vai participar de atividades e competições diversificadas. No final das gincanas, as turmas que apresentarem os melhores resultados vão receber brindes oferecidos pelas escolas municipais de Educação Infantil como passeios e lanches. A ocasião também será marcada pela arrecadação de brinquedos e materiais de limpeza, que devem ser distribuídos em entidades assistenciais.

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, o desenvolvimento do ser humano se dá a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento. ´´A educação física, tem um papel fundamental no aprendizado e consequentemente no desenvolvimento do aluno, que a partir de brincadeiras e situações desafiadoras tem a possibilidade de alcançar um melhor aprendizado”, disse.

Satisfeita, com a programação, a Subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, ressaltou a importância do trabalho do professor de Educação Física nas unidades de educação infantil. “O especialista em Educação Física contribui para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil através de uma proposta didático-metodológica, que apresenta princípios e diretrizes do segmento, além das experiências corporais e de interação social, que visam o respeito e a socialização da criança”, ressalta.

Na lista de escolas municipais de educação infantil, que vão participar do programa estão a Hilda Ramos Machado e Anna Benedicita da Silva Santos. Outra escola que vai comemorar a atuação do profissional de Educação Física é a Professora Lia Kopp Franco, cujas atividades vão acontecer das 14h às 17h. Na oportunidade, a unidade também vai comemorar o Dia da Família na Escola. Estudantes, pais e responsáveis, além de professores vão se mobilizar em ações como corrida de pneus, dança da laranja,ovo na colher, cama de gato e brincadeira de estourar balões. A turma que ganhar mais pontos será contemplada com um piquenique.

Os “pequenos” da unidade de Educação Infantil Christos Jean Kousolas vão fazer parte da gincana, das 8h às 17h. No mesmo turno, vão acontecer as tarefas na Escola Professora Maria Angélica de Oliveira das Dores. Já a garotada da unidade Maria Cecília Furtado, situada na Fronteira, vai se integrar às corridas de velotrol, frutas, arremesso de gaivotas (aviões), futelençol, além do inovador varal de biscoitos.

Professores de Educação Física e alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Emilson de Jesus Machado, vão se interagir, das 8h às 17h em competições de grupo como corridas de bolas e de garrafas, além de boliche, brincadeira do “espantalho arrepiado” e bolinhas em fuga.

Já das 9h às 16h será a vez da criançada da escola Laura Sueli de Campos Bacelar, na Ajuda. Os alunos da unidade vão se envolver nas corridas de saco, palito e estátua, além de brincadeiras como bambolê e “assopro do lobo”. As crianças do Ciep Maringá também não vão ficar fora do circuito, que vai contar com dinâmicas que vão integrar os pais como caça ao tesouro. No programa também estão brincadeiras de estourar bolas, acertar garrafas com bambolê e recolher latas.

Segundo a coordenadora de Educação Física da subsecretaria de Educação Infantil, Walquíria Barroso Geraldo, este dia visa não apenas destacar a importância do trabalho do profissional com as crianças, mas socializar alunos, professores e pais. “O Dia do Professor de Educação Física na Educação Infantil visa enfatizar que o bom educador, ao ministrar aulas de Educação Física, não precisa somente conhecer o saber científico mas também o processo de desenvolvimento em que se encontra seu aluno, principalmente na fase da educação infantil que possui muitas mudanças e que compreende a base do desenvolvimento do estudante”, salienta.

Ela observa também que todas as tarefas, que serão promovidas durante as gincanas se voltam para entrosamento de grupo, cognição, estima, autonomia, afetividade, além da psicomotricidade, lateralidade e coordenação motora. “A rede municipal de ensino se preocupa em ter um especialista de Educação Física no segmento da Educação Infantil com a finalidade de proporcionar os estímulos adequados a cada etapa. “Com a Educação Física, o processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos são mais reforçados nos campos motor, cognitivo e afetivo-social, trabalhando assim, o ser na sua forma integral”, destaca Walquíria.

O dia do profissional de educação física foi comemorado em Macaé no dia 2 de setembro. O evento, promovido pela Prefeitura de Macaé com apoio da Academia Samara Jardim, reuniu boa parte dos profissionais do município.