Dia da Água para refletir sobre preservação

22/03/2024 14:01:00 - Jornalista: Equipe Secom

Dia da Água traz reflexão sobre o papel de cada um para a preservação

Com objetivo de alertar a população sobre a necessidade de preservar nossos recursos hídricos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Em Macaé, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade realiza um trabalho permanente de conscientização e fiscalização.

A secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, ressalta que ações individuais e coletivas são importantes.



“Economizar água em casa, destinar corretamente os resíduos, preservar nossas matas e agir ativamente em nossa sociedade é uma forma de promover a preservação e sustentabilidade do meio ambiente”, disse.




Ela reforça ainda que a data é um momento para reflexão de como a água é importante em nossas vidas, de onde vem a água que chega nas nossas torneiras e se estamos cuidando bem desse importante recurso.



“Temos o privilégio de ocupar a maior parte do território da bacia hidrográfica do Rio Macaé. A história da nossa cidade está diretamente relacionada ao Rio Macaé, inclusive no nome. Nossa maior riqueza é a natureza. As águas caudalosas do Rio Macaé, que nasce na Região Serrana, nos possibilitam diversas atividades”, frisou.




A secretária lembra que este ano, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), definiu a temática “A Água nos Une, o Clima nos Move” devido ao fato de que a água e o clima estão presentes no cotidiano das pessoas e são fatores cruciais para o futuro da humanidade.



“Tudo está interligado. Fazemos parte da natureza, nossas ações interferem no delicado equilíbrio ambiental. Por isso, em 2024, celebramos o Dia Mundial da Água desejando paz. Água para a Paz”, pontuou.



Água - O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992, quando também foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, com dez artigos: a água faz parte do patrimônio do planeta; a água é a seiva do nosso planeta; os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos e a água não é somente herança de nossos predecessores, ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

Além desses: a água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo; a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada; a utilização da água implica respeito à lei; a gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social e o planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.