Dia do Pontal começa com manifestação cultural

09/06/2010 11:49:43 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Arquivo Ana Chaffin

O tema deste ano conclama a todos os cidadãos a cuidar da nossa água de cada dia

Com o objetivo de envolver diversos parceiros nas discussões sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé e contribuir no processo de conscientização da população ribeirinha para com a correta eliminação do lixo doméstico que aporta na Praia da Barra, diariamente, começa nesta quarta-feira (9), na Praça Washington Luiz, mais uma etapa do projeto “Dia de Conscientização do Pontal”.

Essa etapa do projeto apresenta as manifestações culturais desenvolvidas pelo público alvo (estudantes, professores, jovens vinculados à população ribeirinha), tais como música, teatro e dança, que desenvolva como tema “Rio Macaé: O futuro está em nossas mãos”.

Em sua 12ª edição, o projeto realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), através do Programa de Educação Ambiental “Conhecer para Preservar”, traz como tema, neste ano, “Água, lixo e cidadania”. A meta estabelecida é apresentar a dinâmica do Rio Macaé e as agressões constatadas na foz do rio, para os grupos envolvidos.

- O tema deste ano conclama a todos os cidadãos a cuidar da nossa água de cada dia que vem do Rio Macaé e só através de uma mudança de conduta é que poderemos cuidar das nossas bacias hidrográficas, dos nossos manguezais e proteger as matas ciliares. O governo municipal está fazendo a sua parte, mas, é preciso que todos estejam envolvidos na preservação dos nossos mananciais. Oitenta por cento do Rio Macaé fica no município e isso aumenta a nossa responsabilidade com relação à sua bacia hidrográfica – assegura o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.

Outras etapas – O XII Dia de Conscientização do Pontal deverá acontecer com outras etapas, ainda neste mês. Na etapa intitulada “In Loco”, que começa dia 14 e vai até o dia 23, cada grupo participante irá conhecer toda a dinâmica do rio Macaé e as problemáticas atreladas, na Escola de Pescadores, no Pontal. Até o dia 28, os grupos estarão desenvolvendo uma atividade de educação ambiental nas comunidades na qual estão inseridos. E, no dia 29, no auditório do Paço Municipal, haverá a apresentação destes projetos, bem como, eleição da mascote (feito com recicláveis) e da ilustração para representar o “XIII Dia”, que ocorrerá em 2011.

O projeto tem como parceiros a Semed (Projeto Rio Macaé Vivo), Agenda 21, Macaé Cidadão (Projeto Educando na Cidadania) e Acamep (Projeto Macaé Rio Sustentável – Petrobras Ambiental) e como apoiadores as secretarias de Serviços Públicos (Semusp), de Saúde (Semusa) e de Turismo Esporte e Lazer; Subsecretaria de Comunicação (Secom), Fundação de Esportes de Macaé (Feesport); Guarda Ambiental; Escola de Pescadores, Subsecretaria da Pesca, Fundação Macaé de Cultura (FMC), Colônia de Pescadores, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec); Cris & Tal Mercadinhos; Iate Clube Fundo Ambiental e Defesa Civil.