Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher é comemorado nesta sexta-feira

25/05/2010 12:02:56 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Arquivo Kaná Manhães

As mulheres macaenses terão um dia especial para cuidar da saúde

A Secretaria de Políticas para as Mulheres promove nesta sexta-feira (28) o Dia Internacional de Luta pela Saúde de Mulher. O evento acontece no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Escola de Música Sociedade Nova Aurora, das 10 às 17h, com diversas atividades voltadas para todas as mulheres macaenses.

A ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Subsecretaria de Esporte e Lazer, junto a Coordenadoria Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeaes) e tem como objetivo a realização de um trabalho educativo para a saúde da mulher. Com o apoio da União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) e do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), o público receberá orientações de como se prevenir ou diagnosticar precocemente doenças como, o câncer do colo do útero e de mama.

Cerca de 50 funcionários irão fazer a distribuição de cartilhas com orientações de doenças voltadas para a saúde da mulher. As mulheres terão direito a um spa, com atendimentos de massoterapia e drenagem linfática. Profissionais da saúde também estarão no local para dar mais informações a respeito de métodos contraceptivos e de proteção contra doenças como a Aids e outras sexualmente transmissíveis.

Segundo a Secretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza, as mulheres macaenses terão um dia especial para cuidar da saúde. “É importante que as mulheres aprendam a fazer os exames corretamente, e saibam o que são essas doenças. Esse dia tem o objetivo de despertar a consciência da mulher para a sua própria saúde”, disse Vânia Deveza.

A decisão de proclamar o dia 28 de Maio como Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher foi tomada na reunião de filiadas da Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos (RMMDR), na Costa Rica, em maio de 1987.

Em 1988 e 1989, a RMMDR e Rede de Saúde das Mulheres Latino Americanas e do Caribe (RMSLAC) fizeram duas publicações especiais para o 28 de Maio com o tema da mortalidade materna. Desde então a RMMDR e a RMSLAC fazem anualmente um chamado à Ação pela Saúde das Mulheres.

Essa data tem se tornado cada vez mais conhecida e tem se convertido no dia em que muitas organizações de mulheres e de saúde de todo o mundo realizam atividades, debates, encontros, manifestações, seminários, conferências de imprensa com temas candentes da saúde das mulheres.