Dia Mundial da Água e mês da conscientização do Pontal são tema de palestra

27/03/2009 11:44:34 - Jornalista: Grazielle de Marco

A importância e o objetivo do Dia Mundial da Água e do Mês da Conscientização do Pontal foram temas da palestra realizada, na quarta-feira (25), no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima). O evento fez parte do projeto Palestras Ambientais, do Centro de Educação Tecnológica e Profissional da Secretaria de Educação (Cetep).

Durante a abertura, os alunos dos cursos de qualificação e convidados foram recebidos pela diretora presidente da instituição, Waleska Freire, que representando a vice-prefeita e Secretária de Educação, Marilena Garcia, parabenizou a iniciativa dos instrutores de organizarem o evento.

- A discussão dos problemas ambientais que assolam o nosso país e o mundo é de extrema importância. Ter instrutores interessados e comprometidos com esses temas é importante para o governo Riverton Mussi e tem reflexo na qualidade dos cursos oferecidos”, disse.

O evento iniciou com o palestrante Paulo Venícius Lima Machado, engenheiro químico, que explicou o que é o Dia Mundial da Água e qual a sua importância. “Criado no dia 22 de março de 1992 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, tem como objetivo criar um momento de reflexão, análise e conscientização para a elaboração de medidas de preservação da água”, explicou.

Ele comentou que, apesar da água cobrir cerca de dois terços do nosso planeta, apenas 0,009 por cento é potável. Dessa, 68,70% se encontra sobre o formato de gelo e neve, 31,01% subterrâneo e apenas 0,29% em rios, lagoas e lagos, mas estão sendo contaminados e poluídos pela ação predatória do homem. “Por isso, o aproveitamento da água e a preservação das nossas fontes são tão importantes”, ressaltou. Paulo apresentou em seguida uma série de exemplos de acidentes e poluição de rios, lagos e lagoas no Brasil. “Na nossa cidade, temos como exemplo o Rio Macaé, única fonte de água da cidade”.

Em seguida, o coordenador do projeto Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé e Agenda 21, Paulo Sérgio Barcelos, falou sobre o mês de conscientização do Pontal que tem como principal objetivo ampliar a discussão sobre os temas água e lixo, contribuindo no processo de conscientização da população ribeirinha e de toda a cidade.

- O principal objetivo do Dia de Conscientização do Pontal, além de comemorar a Semana Mundial da Água, é combater o lixo doméstico que chega na praia da Barra, vindo pelo rio Macaé até o mar. Nos últimos anos em que realizamos o projeto constatamos a diminuição do lixo doméstico que tem aportado na beira-mar.

O evento fez parte do projeto Palestras Ambientais do Cetep que, mensalmente, levará uma pessoa ligada ao contexto ambiental para debater e dialogar com os alunos problemas ambientais locais, nacionais e globais.