Dia Mundial da Água será comemorado, nesta sexta (22), na orla do Bar do Coco

21/03/2024 11:41:00 - Jornalista: Equipe Secom

Oficinas, jogos educativos, exposições, contação de histórias, apresentações musicais e circense estão na programação.

Nesta sexta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. Em Macaé, uma programação alusiva à data acontecerá na orla da Praia do Bar do Coco (Av. Náutica), bairro Parque Aeroporto, com a participação confirmada de estudantes de 40 escolas. Entes públicos e privados colaboram com o evento que tem como tema ‘Água para a Paz’. Diversas atividades abertas ao público serão realizadas, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.



“Este ano, convidamos escolas localizadas na Zona Norte da cidade e estamos com a expectativa de recebermos um número bem maior de alunos que nos anos anteriores, pois 40 escolas já confirmaram a participação. A ideia é refletirmos juntos sobre a importância de preservarmos o bem que nos permite a vida e conhecermos um pouco mais o nosso rico e belo território”, informou a coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Monique Franco.



O evento do Dia Mundial da Água é uma ação integrada das secretarias municipais de Ambiente e Sustentabilidade e de Educação e também da Guarda Ambiental. O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) participa da programação através dos projetos Maré Limpa, Oceanos Nupem e Pegada Positiva. O Nupem levará ainda a exposição Espaço Ciência.

Já a Colônia de Pescadores Z3 realizará uma atividade lúdica, demonstrando a rotina da profissão do pescador e o uso de rádio na comunicação em alto mar. Também as empresas BRK Ambiental (tratamento de esgoto sanitário), Ecologika (destinação de resíduos) e Usina Termelétrica Marlim Azul apresentarão projetos ao público. A BRK fará a dinâmica ‘Vilões do esgoto’ e a Marlim Azul, oficinas para esclarecimento de dúvidas sobre a utilização de água para a produção de energia elétrica.

Fora as oficinas, jogos educativos e exposições, vai haver contação de histórias pelo grupo Historiarte, apresentação do coral do Colégio Generino Teotônio de Luna e de talentos musicais das escolas públicas, além de show do artista de circo Zé Cueca. Os organizadores recomendam o uso de roupas leves, boné e protetor solar.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992, quanto também foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, com dez artigos: a água faz parte do patrimônio do planeta; a água é a seiva do nosso planeta; os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos e a água não é somente herança de nossos predecessores, ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

Além desses: a água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo; a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada; a utilização da água implica respeito à lei; a gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social e o planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.