Dia Nacional Antitabaco traz orientação e informação à população

30/08/2010 18:15:36 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato - estagiário

Foto: Kaná Manhães

A Campanha Nacional Antitabaco, aconteceu no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Coordenadoria de Saúde Mental, Programas DST Aids, hipertensão e Diabetes e Saúde Bucal realizou, nesta segunda-feira (30), das 9h30m às 16h, a Campanha Nacional Antitabaco, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora.

O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde desenvolvendo atividades sócioeducativas e culturais. A equipe realizou aferição de pressão arterial, administração de homeopatia para prevenção de dengue, apresentação de teatro do Grupo Grutas, Projeto Art Luz (Capoeira) e Coral Aspas, além de distribuição de material educativo.

De acordo com a responsável técnica do Caps Ad, a médica Claudia Magaldi, a ideia dessa data pontual é chamar a atenção da população sobre os problemas de saúde ocasionados pelo tabagismo. “Queremos divulgar também o tratamento que oferecemos no município, que é gratuito. Somos a área técnica de prevenção e controle do tabagismo, por que estamos incluídos dentro do Programa de Saúde Mental, na Semusa.”

- É muito importante conscientizar a população sobre o tabagismo, para que possam se prevenir e combatê-lo, buscando qualidade de vida e saúde-, afirma a fiscal sanitária, Mara Cipriano Veríssimo.

Segundo informações da responsável técnica do Caps Ad, a grande maioria dos fumantes tem início no tabagismo entre 14 e 15 anos de idade, um dado alarmante, geralmente por estarem em fase de experimentação, entrando em contato com a nicotina, causando dependência.

Atualmente, o programa de prevenção e combate ao tabagismo realizado no Caps Ad Porto vem obtendo 40% de êxito entre as pessoas que procuram e aderem ao tratamento, que tem duração média de um ano. Os tratamentos são realizados em grupos, recebendo auxílio de profissionais que traçam estratégias com finalidade de extinguir o hábito do paciente de fumar, podendo ser necessária ou não a medicação, que também é fornecida gratuitamente pelo programa.

A área técnica de controle e prevenção do tabagismo está diretamente ligado ao programa estadual e por conseguinte, nacional.

- Estava passando pelo calçadão, vi a barraca de Saúde Bucal e me interessou muito, também obtive outras informações importantes, principalmente, sobre os males que o cigarro nos causa, e eu fumei durante 23 anos, diz a gerente de estacionamento, Marilda Barcellos.

Outros ainda estão em tratamento, como a dona de casa.

- Vi na televisão que iria acontecer o evento aqui no calçadão e vim aqui conferir, antes de fazer tratamento no Caps, eu fumava três maços de cigarro por dia, agora eu fumo um, estou muito confiante que vou conseguir parar de fumar, empolga-se a dona de casa, Sônia Maciel.

Para os interessados em parar de fumar ou queiram mais informações, o Caps Ad fica na Rua Conde de Araruama, 569, Centro. E-mail: tabagismo.macae@yahoo.com.br
Telefone: (22) 2772-2317

Saiba mais sobre Tabagismo

O tabaco é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas, que podem causar inúmeras doenças, não só para os fumantes como também para quem inala a fumaça do cigarro. Segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano em consequência do hábito de fumar. Doenças cardiovasculares e respiratórias, como infarto, hipertensão arterial, bronquite e enfisema são exemplos de males causados a homens e mulheres que fumam.