Diretores se reúnem debatendo retorno gradual das aulas na rede municipal de ensino

17/08/2009 16:55:43 - Jornalista: Douglas Fernandes

A secretária de Educação Marilena Garcia se reuniu na tarde desta segunda feira (17) na Cidade Universitária com todos os diretores da rede municipal de ensino. Na pauta, o retorno gradual das aulas a partir desta semana e as medidas de prevenção contra o vírus A ( N1H1), também conhecida como a gripe suína. Os diretores presentes ainda debateram sobre as reposições das aulas, recebimento de material de higienização e a liberação das gestantes até o dia 31.

Marilena iniciou a reunião propondo as diretoras o somatório de esforços para a prevenção da doença. Para ela, o retorno das aulas na rede atenderá todas as recomendações feitas pela secretaria municipal de saúde durante a nota divulgada na última sexta feira (14) e mobilizar todos os profissionais que atuam na secretaria. “Por isso decidimos pelo retorno gradual das aulas, para que assim, nossa rede possa receber seus alunos de forma correta preparada e preventiva” disse.

A reposição das aulas foi colocada pela secretária como sendo uma necessidade que deve ser feita de acordo com a realidade de cada escola. Ela informou que o bom senso dos diretores será fundamental na correta reposição das aulas “A escola buscará dentro de sua grade de ensino a melhor forma de recuperar os dias adiados no calendário escolar”. As escolas da rede terão nove sábados letivos, destinados à reposição de aula.

A diretora da Escola Maria Isabel, Lucy Caldas Simões, concordou com a secretária e disse que a instituição já iniciou a grade de reposição das aulas para que os alunos não percam os conteúdos de ensino. “Temos que, dentro desse quadro atual, usar o bom senso e a união para combater esse problema”, explicou.

Segundo a sub secretária pedagógica de Gelda Tavares, as escolas da rede deverão ficar abertas durante toda a semana em virtude da entrega dos materiais de higiene. “As escolas que ainda não retornaram suas atividades deverão estar abertas para que o veículo da secretaria possa fazer a correta entrega dos materiais descartáveis e informativos contra a gripe”.

Também foram debatidos detalhes administrativos da secretaria, eventos anuais das escolas, Censo escolar, programa do Livro Didático, e o adiamento da Olimpíada de Matemática. Desde ontem (17) retornam ás aulas os alunos do Ensino Médio, Ensino Superior, Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). São cerca de 4800 alunos do EJA, 1150 alunos do Ensino Médio, 1500 do Ensino Superior e 2000 do Cetep, totalizando aproximadamente 9500 alunos.

Na quarta-feira, dia 19, retornam os 8500 alunos do 6O ao 9O ano e na segunda-feira, dia 24, os alunos do 1O ao 5O ano e Educação Infantil, que representam a maior parte da rede com 24 mil alunos. A decisão da Secretaria Municipal de Educação atende a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde feita oficialmente nesta sexta-feira, dia 14.