Divulgado resultado da primeira fase do processo de escolha para Direção Escolar

07/11/2011 15:24:52 - Jornalista: Douglas Fernandes


Divulgado na última sexta-feira (5), o resultado da primeira etapa do processo de Certificação Profissional para Diretor Geral e Adjunto da Rede Municipal de Ensino. Os candidatos poderão conferir pelo site da Fundação Educacional de Macaé (Funemac ) - www.funemac.edu.br - suas colocações, além de se informar sobre o sistema. Os candidatos que não concordarem com suas notas deverão entrar com recurso até terça feira (8) de 9h às 12h e de 14 ás 17h, no terceiro andar do prédio da Funemac - setor IAPP.



Mais informações poderão ser obtidas pelo tel. 2976-2508. Na quarta-feira (17). serão informados, através do site da Funemac, o resultado final da certificação e dos recursos da etapa eliminatória.

São considerados aptos a integrar as chapas para concorrer às eleições os candidatos que alcançaram 50% de acertos na etapa eliminatória. Eles deverão elaborar um plano de gestão, que deve apresentar os tópicos direcionados à unidade escolar, como a contextualização sócio-cultural, a estrutura organizacional, os objetivos, metas e plano de ação da escola, e também o projeto pedagógico e avaliação.

Candidataram-se ao processo 360 educadores e, destes. apenas 102 não foram aprovados. O processo de eleição para a Direção Escolar é uma iniciativa da Secretaria de Educação, que tem como objetivo atender a uma demanda solicitada pelos educadores da rede, dando continuidade à democratização do ensino, oferecendo aos diretores mais e melhores benefícios por meio de sua função como remuneração, cursos de capacitação e qualificação, valorizando dessa forma sua atuação junto à escola.

A avaliação constou de conteúdos específicos, referentes à legislação e língua portuguesa com 42 questões. Já o conteúdo programático teve 10 questões objetivas de Língua Portuguesa, 10 objetivas de Legislações Federal e Municipal, 20 referentes à capacidade de resolução de problemas do cotidiano escolar com ênfase nas dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras, além de duas questões discursivas.

A segunda fase acontecerá segunda-feira (12 /12), das 8h às 17h, nas unidades municipais que funcionam em dois turnos, e das 8h às 21h, nas unidades que funcionam em três turnos. Já os resultados das eleições serão divulgados no dia 13 de dezembro, a partir das 16h, nas escolas. Os recursos poderão ser apresentados na quarta-feira (14/12), das 10h às 12h e das 14h30 às 17h, também na Fundação. A divulgação das chapas eleitas e dos recursos será no sexta-feira (16/12).

Além disso, haverá o período de transição entre segunda-feira (19/12) e sexta-feira (30). Durante essa etapa, a equipe de direção vai encerrar as atividades e realizar a transmissão aos novos dirigentes dos seguintes itens: acervo documental, inventário dos bens materiais, prestação de contas e andamento das ações previstas no programa de desenvolvimento da escola.