É vencer o Vasco e secar os rivais

30/03/2009 12:34:10 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

Goleiro Darci é um dos destaques do Macaé Esporte neste Carioca

Dividindo a vice-liderança do Grupo B da Taça Rio com o Botafogo - ambos somam 10 pontos -, o Macaé Esporte entrará em campo nesta terça-feira (31) contra o Vasco, às 21h45, no Maracanã, com apenas um objetivo. Vencer e continuar na disputa por uma vaga nas semifinais do returno. Além disso, o triunfo praticamente assegura o time na Série D do Brasileiro.

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Alvianil Praiano tem 24% de chances de avançar às semifinais. O Botafogo, que só leva vantagem em relação ao Macaé Esporte no saldo de gols (cinco contra três positivos), tem 45% de chances. Já o líder Flamengo, com 13 pontos, aparece com 90% de possibilidades de ficar entre os dois melhores colocados.

Outras quatro equipes da chave ainda sonham com a vaga. O quarto colocado Bangu, que também soma 10 pontos (mas com o saldo de gols zerado), tem 18% de chances. Boavista e Friburguense, ambos com 9 pontos, aparecem com 10% de possibilidades cada. Já o Volta Redonda, com 7 pontos, tem 2% de chances. O Mesquita, zerado no returno, luta apenas contra o rebaixamento.

- Não temos que nos ater aos números. Precisamos sim é vencer e continuar na briga por uma vaga na semifinal. Sabemos que a missão é complicada, mas chegou a hora de nós beliscarmos pontos contra os grandes. O foco e a concentração são as nossas palavras de ordem. Já bobeamos contra Botafogo, Flamengo e Fluminense - afirmou o técnico Dário Lourenço.

André e Léo Gonçalves
vão cumprir suspensão

Para esta partida, o treinador não contará com o zagueiro e capitão André e o volante Léo Gonçalves. Ambos receberam o terceiro amarelo contra a Cabofriense. Com isso, Dário também mudará o esquema de jogo para enfrentar o Vasco. Ao invés do 4-4-2, o comandante alvianil optou pelo 3-6-1, dando prioridade à marcação e à saída rápida nos contra-ataques.

Sendo assim, a zaga de área será formada por Rodrigão, Otávio e Hélton. No meio, o volante Gedeil assumirá o posto do Léo Gonçalves. Na frente, apenas o jovem Kayke, que na partida contra a Cabofriense, no último sábado (28), marcou o seu primeiro gol como profissional. Com isso, o também atacante Fabrício ficará no banco de reservas como opção para o segundo tempo.

- Nos tempos de base do Flamengo, enfrentei o Vasco várias vezes. Do atual elenco deles, conheço bem o Alan Kardec e o Alex Teixeira. Mas, hoje eu estou no Macaé e a situação é outra. Precisamos vencer e eu espero em poder ajudar a nossa equipe com gols - disse Kayke, que tem contrato com o Alvianil até o fim de junho, quando termina a Copa Rio.

Outro que vive grande fase é o meia Wallacer. Único prata-da-casa do Macaé, ele é o artilheiro do Alvianil Praiano neste Carioca com 7 gols, sendo dois marcados na vitória de 3 a 1 sobre Cabofriense.

- Não estou preocupado se vou ou não fazer gols contra o Vasco. O mais importante é a gente sair com a vitória, apesar de sabermos que o adversário também se encontra num bom momento. Um resultado positivo praticamente nos garante na Série D deste ano - concluiu o apoiador.

>> Juniores: Pelo Estadual da categoria, Macaé e Vasco se enfrentam também nesta terça-feira (31), só que às 15h, na Arena Guanabara, em Araruama. Os comandados do técnico Carlinhos Ganjão, que vêm de duas goleadas, buscam a recuperação.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ X VASCO
Data/Hora: 31/03/2009 – 21h45
Local: Maracanã
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Ivan Silva Araújo e Marçal Rodrigues Mendes
>> Macaé: Darci; Rodrigão, Otávio e Hélton; Fred, André Gomes, Gedeil, Wallacer, Gláuber e Bill; Kayke. Técnico: Dário Lourenço.
>> Vasco: Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Enrico; Rodrigo Pimpão e Élton. Técnico: Dorival Júnior.