Eco Cidadão comemora o Dia Mundial da Paz

21/09/2010 10:16:26 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta terça-feira (21), quinta (23) e na segunda (27), o Programa Eco Cidadão realizará oficinas temáticas sobre cultura de paz, na Escola Municipal Neusa Brizola, no Caps Betinho e no Assentamento Celso Daniel. Na programação estão previstas atividades, como o varal de ideias, rodas de conversas e debates sobre o Manifesto da Paz.

O objetivo é contribuir para a criação de uma cultura de paz, promovendo os valores da solidariedade, da ecologia, da autonomia, da responsabilidade, da economia solidária, da igualdade social, contribuir para a formação cidadã e para a melhoria da convivência social.

De acordo com a coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta, o objetivo central é educar para a paz, criando um espaço que favoreça a convivência cidadã, o diálogo, a criatividade, o senso crítico, o intercâmbio de ideias, experiências e a cooperação em substituição a competividade. “A paz é muito mais que ausência de guerras, envolve o respeito a si mesmo, aos outros e ao planeta. A paz começa dentro de nós e precisa ser cultivada no dia a dia”, coloca Marielza..

Após as atividades será servido um lanche orgânico com opções de saladas de hortaliças, legumes, grãos, chás, e pães lights.

O Dia Mundial da Paz é celebrado em 21 de setembro por todos os países membros da ONU desde 1981. O Programa Eco Cidadão apoia o Movimento “Una Nacion por La paz“ e, na ocasião, estará mobilizando os participantes para adesão a esse movimento. Esta ação faz parte do projeto Cultivar plantas - cultivar paz, implementado, em 2007, pelo Programa Eco Cidadão que vem conquistando vários prêmios internacionais.

Articulando estratégias de trabalho em redes, o Eco Cidadão recentemente participou do Relatório Final da Sociedade Civil para a Década da Cultura de Paz e não violência para as crianças do mundo e do Programa Women Peacemakers da ONU, da Bandeira Planetária da Paz.

O Eco Cidadão tem parceria com a Prefeitura de Macaé, Purac Sínteses, Fundação Ruaf, Ipes e IDRC.