Eco Cidadão e Caps Betinho realizam Feira de Trocas Solidárias

25/01/2010 11:57:53 - Jornalista: Assessoria Eco Cidadão

O Programa Eco Cidadão está realizando nesta segunda-feira (25) mais uma feira de trocas de mudas e sementes para os beneficiários do Centro de Apoio Psico-Social (Caps) que integram a iniciativa. A feira de trocas foi montada com variedades de sementes e mudas de hortaliças, plantas medicinais e condimentares, produzidas e levadas pelos participantes.

O objetivo do encontro é fortalecer a prática agroecológica, a diversidade, a troca de experiências entre os participantes, a autonomia e os princípios da economia solidária, fundamentados na cooperação e solidariedade e no respeito ao meio ambiente.

As feiras de trocas solidárias surgiram no Canadá e ganharam destaque na década de 1980, com o objetivo de valorizar o trabalho,promover as práticas e saberes das comunidades, incentivar a criatividade aliada a preservação ambiental.

As feiras realizadas pelo Eco Cidadão são espaços de encontro, de oportunidades de praticar a solidariedade, o consumo consciente, os valores de uma economia popular mais justa e sustentável..e também representam espaços de reflexão sobre as temáticas socioambientais

- É muito gratificante realizar essa iniciativa ,junto aos participantes do Caps, ao longo do desenvolvimento do projeto.A cada dia, eles demonstram mais compreensão aos temas abordados,mais interesse em participar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e preservação de suas comunidades- disse Marielza Horta, coordenadora do Programa Eco Cidadão

A programação do encontro prevê ainda regras de participação e convivência: os produtos a serem trocados só poderão ser orgânicos, não será permitido o uso de copos descartáveis e de sacolas plásticas,também será oferecido lanche natural e brindes ecológicos durante a realização da feira.

O projeto Cultivar Plantas, Cultivar Paz, desenvolvido pelo Programa Eco Cidadão, a partir do ano de 2006, vem conquistando o reconhecimento internacional. É um dos dois únicos trabalhos, na América do Sul, selecionado pelo” Programa Cidades cultivando para o futuro, promovido pela Ruaf (Holanda), Ipes (Peru), Idrc (Canadá).

O projeto também foi agraciado com o prêmio Energy Globe- National- Brazil, concedido pela União Européia-2007, selecionado pela ONU entre as sete práticas de Transferências e Best Practices 2008,prêmio concedido pela HABITAT-ONU e Prefeitura de Dubai (Emirados Árabes). A iniciativa tem o apoio da Purac Sínteses e prefeitura de Macaé.