Eco Cidadão é destaque na ONU

20/06/2011 10:30:26 - Jornalista:

O programa Eco Cidadão, por meio do projeto Cultivar Plantas - Cultivar Paz, foi apresentado como uma das 20 Melhores Práticas Urbanas, durante II Encontro Iberoamericano e do Caribe sobre Melhores Práticas, em San Salvador. A experiência do Eco Cidadão também está publicada no livro ”Recuperando la primera centralidad de la ciudad”, produzido pela ONU, para distribuição a gestores públicos, privados,autoridades e universidades da América Latina e Europa.

O Encontro foi realizado pelo Habitat-ONU, governos da Espanha e El Salvador, organizações da Colômbia, México, Bolívia, Chile e Costa Rica. O objetivo foi permitir que diferentes instituições sejam beneficiadas pelas iniciativas selecionadas como Melhores Práticas, para possibilitar a reflexão e a busca de soluções integradas e participativas para a construção de cidades mais equitativas e harmônicas. O tema central foi a análise e discussão da relação entre a cidade em expansão e a cidade construída.

Além da ONU,o Encontro contou com a participação de 13 países,universidades,empresas e autoridades de Cuba,Espanha, El Salvador, Máxico e Brasil.

- O reconhecimento,o interesse e respeito pelo nosso trabalho, por parte de organizações mundiais conceituadas e consolidadas, é sempre um estímulo para seguirmos em frente,enfrentando os inúmeros desafios e dificuldades. .Saber que inspiramos outras iniciativas e que contribuímos para melhorar a vida de outras comunidades em diversas cidades da América Latina, é motivo de imensa satisfação É também gratificante poder divulgar o município de Macaé positivamente, disse diz a coordenadora do programa Eco Cidadão, Marielza Horta

O Forum Iberoamericano de Melhores Práticas e os rncontros relacionados acontecem desde o ano de 2007, promovendo o intercâmbio , conhecimento e transferência das Melhores Práticas para o enfrentamento de importantes desafios das cidades, especialmente sobre as questões de segurança, meio ambiente ,riscos urbanos e populações excluídas.

As iniciativas do Programa Eco Cidadão têm a parceria da Prefeitura de Macaé, Purac Sínteses, RUAF (Holanda) IPES (Peru) e IDRC(Canadá) e Universidade Aberta do Porto (Departamento de Ciências e Tecnologia).