Eco Cidadão participa de encontro internacional no Uruguai

04/12/2009 17:13:09 - Jornalista: Izabel Monteiro

A coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta, representou Macaé
no Encontro Internacional Migração, Diversidade, Desenvolvimento, realizado na cidade de Montevidéu, no Uruguai. O objetivo foi promover o diálogo e cooperação e debater temas, como, a contribuição dos imigrantes para a construção dos povos,, além da apresentação de movimentos e associações de migração e de programas que contribuem para a cultura de paz .

- O evento foi uma ótima oportunidade para troca de experiências e de aprendizado sobre o senso de integração,a multiplicidade de realidades,os efeitos provocados pelas atitudes discriminatórias aos imigrantes,a construção de sociedades mais tolerantes e inclusivas.Macaé é uma cidade receptora de imigrantes e por isso, o tema foi muito relevante às questões locais, comentou Marielza.

O Encontro foi promovido em parceria com o governo do Canadá, Unesco, Universidade de Rioja, dentre outros. Segundo informações divulgadas durante o Encontro, no mundo 85% das migrações são em busca de melhorias econômicas, 10% são de refugiados e apenas 5% são por oportunidades.

O Eco Cidadão pela segunda vez foi convidade a integrar o Relatório Final da Sociedade Civil para a Década da Cultura de Paz e não violência para as crianças do mundo, que será entregue no final do ano de 2010, durante a Assembléia Geral da ONU. Em 2005, o Eco Cidadão fez parte do Relatório que foi entregue à Assembléia Geral da ONU, pela Unesco, em setembro de mesmo ano.