Ecoponto de recolhimento de óleo de barco é inaugurado

06/01/2012 15:02:22 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Moisés Bruno

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (05), no porto do João Barbudo, no bairro Nova Brasília

O meio ambiente foi contemplado mais uma vez em Macaé. Desta vez foi com a inauguração do Ecoponto de Recolhimento de Óleo de Barco, realizada nesta quinta-feira (05), no porto do João Barbudo, no bairro Nova Brasília. A atividade ficará disponível para os pescadores de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 14h às 16h.

De acordo com o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, a expectativa é de recolher cerca de 1.500 litros de óleo por mês, já que cada barco deve trocar o óleo uma vez por mês, aproximadamente.

“Conseguimos colocar a disposição dos pescadores uma tecnologia que retira a vácuo o óleo do motor, através de uma máquina que compramos pelo do Fundo Ambiental. O sistema utilizado anteriormente tinha risco de contaminação”, disse Maxwell.

A coordenadora de Resíduos e Efluentes, Karla Oliveira, salientou que com esta ação a secretaria de Ambiente atende as normas vigentes. “De acordo com a Resolução 362/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), todo óleo lubrificante usado ou contaminado deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos.

Com este ecoponto todas as determinações são cumpridas, já que uma empresa credenciada irá buscá-lo e levá-lo para a rerrefino”, informou. O pescador Edvaldo Jorge Nunes foi o primeiro a experimentar a bomba e aprovou o novo sistema. “Nunca vi tirar o óleo tão fácil, espero que fique assim para sempre. Antes colocava o óleo queimado no saco plástico com uma bombinha e jogava na água mesmo, sem nenhum cuidado”, revelou.

João Barbudo, proprietário do espaço onde o Ecoponto foi instalado, enfatizou que a maioria dos pescadores não fazia o procedimento correto. “A maioria jogava o óleo na água, principalmente os barcos que tem uma abertura do motor direto no casco. Apesar de sempre ter a bombona para eles depositarem o óleo queimado, poucos depositavam”, revelou.

Maxwell Vaz e o subsecretário de pesca, José Carlos Silva, firmaram um acordo a fim de garantir a utilização do novo sistema. “Para receber o auxílio defeso os pescadores também terão que apresentar um certificado que será dado pelo Ambiente, dizendo que ele faz a troca de óleo de forma correta”, finalizou Maxwell.

O ouvidor do município, Décio Braga, o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a gestora do Fundo Ambiental, Amanda Moreti, e o diretor de Insdústria da Associação Comercial e Industrial de Macaé, Ricardo Rezende, também participaram da cerimônia de inauguração.