Educação abre inscrições para 80 vagas para curso de Inglês gratuito

31/05/2010 19:27:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Estudantes de 12 a 18 anos das redes públicas municipal e estadual interessados em cursar Inglês terão a oportunidade de se inscrever, a partir de segunda-feira (7), para uma das 80 vagas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação no Centro Municipal de Idiomas (CMI). As inscrições irão até dia 22 e em caso do número de interessados superar o de vagas, haverá sorteio público.

O curso gratuito tem a qualidade endossada pelo Centro Interescolar de Línguas de Brasília, um dos mais respeitados do país. As aulas neste semestre acontecerão na Cidade Universitária e, a partir do próximo, serão realizadas na futura sede do CMI, no bairro Botafogo.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, informou que o objetivo do programa é dar oportunidade aos jovens estudantes das redes públicas de acesso ao ensino de línguas estrangeiras (inglês e espanhol). “Assim aumentaremos a chance desses jovens de ingresso no mercado de trabalho da região e no ensino superior gratuito, complementando nossa política de democratização da educação em todos os níveis, da educação infantil ao ensino superior”, pontuou.

A secretária ressaltou que a Prefeitura oferece doze graduações na Cidade Universitária, da faculdade municipal, a FeMASS, e de instituições parceiras, UFRJ e UFF. “Com o domínio de uma língua estrangeira, o estudante da rede pública tem sua chance aumentada de ingressar em um desses cursos”, destacou.

As inscrições devem ser feitas no Centrexs, localizado no 3° andar do prédio da Funemac/Cidade Universitária, rua Aluízio da Silva Gomes, n° 50 - Granja do Cavalheiro; de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou na Secretaria de Educação, rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Centro Municipal de Idiomas

Atualmente, 160 jovens estudam inglês ou espanhol no Centro Municipal de Idiomas (CMI), que funciona provisoriamente na Cidade Universitária, Granja dos Cavaleiros. A partir do próximo semestre, o Centro será transferido para a sua sede na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, no bairro Botafogo, um prédio próximo ao Senai. A meta da Educação é oferecer, até o final deste ano, 240 vagas.

No caso da demanda por turma exceder as 20 vagas disponíveis em cada uma das quatro turmas, haverá sorteio público antes da matrícula. São duas turmas com aulas nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h, ou das 16h às 18h, e duas às terças e quintas-feiras, nos mesmos horários.

O CMI é estruturado pelo Marco Comum Europeu de Referência de Línguas, modelo internacional. A proposta é que o estudante conclua o curso dominando uma língua. Os quatro professores da rede municipal selecionados para atuarem no Centro Municipal de Idiomas foram treinados por docentes do Centro Interescolar de Línguas de Brasília, instituição que desde 1998 oferece ensino público de línguas de qualidade, tornando-se referência no país.

O material didático deverá ser adquirido pelo aluno: "Interchange Intro 3ª Ed. da Cambrige" (Workbook e Student´s book), em torno de R$ 150,00. Esse título é encontrado na Livraria Casa do Livro, rua Marechal Deodoro, 163, Centro de Macaé. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2796-2528 e 2796-2531.