Educação abre inscrições para a Escola de Qualificação Profissional

07/06/2010 08:20:48 - Jornalista: Fernanda Lisbôa

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai dar início, no próximo dia 14, as aulas de artesanato da Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo. Os cursos de Bordado, Crochê, Bonecas, Bijuterias, Cabeleireiro, Pintura Vazada, Decoupage, Mosaico, Corte e Costura, Customização, Renda Turca, Maquiagem, Depilação e Trabalhos com Feltro, serão aplicados nas novas instalações da instituição, localizada à Rua Agripino Francisco Martins, 110, no bairro Imbetiba.

Os moradores da Serra macaense também poderão contar com cursos da Escola de Qualificação, a partir do segundo semestre, quando pólos da instituição serão inaugurados, nas localidades do Sana e Cabeceira do Sana. No momento, os cursos de artesanato estão acontecendo na Barra e no distrito do Córrego do Ouro.

Os interessados em participar dos cursos devem ter idade igual ou maior a 16 anos e procurar a sede da Escola de Qualificação, munidos de Xerox da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de residência, e uma foto 3x4. Para sanar as dúvidas dos interessados a Secretaria de Educação disponibilizou o telefone (22) 2762-1776.

Kátia Angeloff, uma das coordenadoras da Escola de Qualificação, ressalta que os cursos não exigem comprovação de escolaridade. “Como são cursos de artesanato as pessoas não precisam comprovar escolaridade na inscrição. Estamos ansiosos para iniciar as turmas da Escola de Qualificação em Imbetiba. Já estamos programando nossas ações para os pólos que serão abertos no Sana e na Cabeceira do Sana”, declara, lembrando que na Barra e em Córrego do Ouro os moradores já têm cursos de várias modalidades de artesanato.

De acordo com a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o grande objetivo da Escola de Qualificação é resgatar a cultura do artesanato no município e divulgar os trabalhos realizados.

- Temos excelentes profissionais de artesanato em Macaé, mas essa cultura acabou se perdendo no decorrer da história e nosso objetivo é dinamizar essa arte. Sabemos que um lugar se faz e se mostra pela sua cultura, cada qual com suas características, umas são conhecidas pela música, ou pela dança, ou pelos pratos típicos e Macaé será a terra de belos e bons artesanatos. Assim os artesãos poderão se aperfeiçoar em sua especialidade e muitos que não sabem nada de artesanato poderão sair com uma profissão, explica Marilena.