Educação abre inscrições para bolsas na Cidade Universitária

03/12/2009 14:33:04 - Jornalista: Andréa Lisboa

Até sexta-feira da próxima semana, dia 11, estará aberto o processo para seleção de dez bolsistas dos cursos de graduação oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) na Cidade Universitária. Eles irão atuar nos projetos “Comunnidades” e “Memhoria”. A Secretaria de Educação desenvolve esses projetos de extensão com o objetivo de fazer com que jovens e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade social e idosos tenham contato com novas tecnologias relacionadas ao uso de microcomputadores, integrandos os universitários nessa proposta.

A seleção é dirigida a todos os alunos, a partir do 2º período, regularmente inscritos nos cursos da Cidade Universitária. Não poderão se inscrever alunos que já recebam alguma bolsa de estudo e pesquisa ou que tenham vínculo empregatício. Os aprovados receberão bolsas no valor de R$ 300 e ajuda de custo para deslocamento de R$ 60. A carga horária dedicada à atividade é de doze horas semanais, divididas em 8 horas de aula, 4 horas de reunião com os coordenadores do projeto e 2 horas livres para elaboração de material escrito pertinente às atividades. O contrato vigorará até 31 de dezembro de 2010.

Os interessados devem apresentar um minicurrículo ao pleitearem inscrição no Centro de Extensão Universitária (Centrexs), localizado no terceiro andar do prédio da Funemac, das 9h às 18h, ou na Ouvidoria da Cidade Universitária, durante o turno da noite.

- Além da análise de currículo, os alunos serão avaliados em aula prática, nos dias 14 e 16, a partir das 9h, e por meio de dinâmicas para avaliação da identificação com a proposta social do projeto, no dia 17, a partir das 14 h, informa a coordenadora do Centro, Ruth Escudero.


Os projetos “Comunnidades” e “Memhoria” são desenvolvidos através de aulas teóricas e práticas, não restritas a seus aspectos técnicos. A intenção é propiciar uma articulação entre o ensino da informática com conceitos e propostas que potencializem o desenvolvimento da cidadania. O projeto também visa, segundo a coordenadora, romper com paradigmas como relações verticais entre os alunos universitários e a população atendida, a fim de viabilizar o encontro efetivo entre o saber acadêmico e o comunitário.

Mais informações sobre a oferta de bolsas através dos números: 3311-1028 e 3311-1031, até 18h; 3311-1065 e 3311-1066, das 19h às 22h, e ainda 3311-1060, do professor Leonard Barreto. Os e-mail para contato são: ouvidoria@funemac.edu.br e leonardbarreto@gmail.com.