Educação abre inscrições para Simpósio de Alfabetização

19/05/2010 10:18:08 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria de Educação abriu, na terça-feira (18), as inscrições para o “Simpósio de Alfabetização: Desafios e Perspectivas”. A reserva para o evento, direcionado aos profissionais da rede municipal de ensino e aberto à comunidade, pode ser feita até dia 15 de junho, das 9h às 17h, na Cidade Universitária ou pela Internet. Estão sendo oferecidas 200 vagas para o encontro que conta com a presença da professora PhD Fátima Cristina de Mendonça Alves, autora do livro “Qualidade na educação fundamental pública nas capitais brasileiras: tendências”.

O simpósio será realizado em 17 de junho, das 9h às 17h, na Cidade Universitária. A ficha de inscrição está disponível no site da Fundação Educacional de Macaé (www.funemac.edu.br). Ela deve ser preenchida e encaminhada para o e-mail simposio.funemac@gmail.com. Os organizadores informam que as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e que não será permitida inscrição no dia do evento.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, informa que o simpósio atenderá a um dos propósitos da Educação do município que é a valorização do processo de alfabetização. “Vamos abrir as discussões levantadas no curso de pós-graduação nessa área para toda a rede. Nem todos puderam estar presentes no curso. Será uma forma de democratizarmos esses saberes”, diz Marilena.

A previsão é que cerca de cinquenta alunos concluam neste semestre a pós-graduação em Alfabetização da Faculdade Pública Municipal (FeMASS). O curso, que teve início no primeiro semestre do ano passado, foi elaborado para atender a meta da secretaria de valorização do processo de alfabetização na rede.

“A Cidade Universitária vem se firmando como um pólo de discussões acadêmicas democráticas”, considera o superintendente acadêmico da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Meynardo Rocha. “À medida que tenhamos profissionais mais esclarecidos na rede dentro dessa proposta, a tendência é que esse profissional faça a diferença em seu âmbito de trabalho”, completa.

Além de fomentar o aprofundamento teórico, o simpósio tem como objetivo desenvolver atitudes de investigação permanente no alfabetizador, tornando-o mais apto a buscar alternativas para as dificuldades encontradas no cotidiano escolar.

Programação

As atividades do “Simpósio de Alfabetização: Desafios e Perspectivas” terão início às 8h, com o credenciamento e o café. A abertura está prevista para 8h30. A partir das 9h, o “Momento da Memória da Alfabetização” trará as convidadas Neusa Bahú, Myriam Schueler e Narcisa Amado, professoras aposentadas, que vão comentar o processo de alfabetização na época em que atuavam.

Às 10h, será a palestra da professora Phd da PUC-RJ, Fátima Cristina de Mendonça Alves, que integra o programa de pós-graduação dessa universidade. A professora, premiada por suas pesquisas, lançará, em Macaé, seu livro mais recente. Às 11h, haverá espaço para perguntas dos participantes e, às 14h, terão início as oficinas.

Serão oferecidas dez oficinas com 25 vagas em cada uma: “A escrita: das paredes ao computador”; “Cada criança é uma canção”; “Compreendendo a aquisição da leitura”; “Necessidades especiais: quem não as tem?”; “Alfabetização e surdez: desafio da inclusão”; “Contar e ler histórias, um desafio para as séries iniciais”; “Os desafios da leitura de imagens cinematográficas: utilizando a glamourização e a demonização do mundo funk em sala de aula”; “A literatura infantil na era digital”; “O processo de construção da escrita infantil” e “Identidade em construção”.

Logo após as oficinas, acontece o encerramento do evento com palestra do professor Francisco Carlos Gomes, mestre na área e diretor da FeMASS. Mais informações podem ser obtidas na Superintendência Acadêmica, localizada no terceiro andar do prédio da Funemac, rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros, ou pelos telefones 2796.2500 e 2796.2526.