Educação abre mais mil vagas para qualificação profissional

15/03/2010 19:12:46 - Jornalista: Andréa Lisboa

Depois de formar no ano passado 3.612 servidores públicos municipais atuantes em áreas diversificadas, a Secretaria Municipal de Educação abre mais de mil vagas neste semestre com os objetivos de qualificar, aperfeiçoare valorizar profissionalmente o servidor e de melhorar o atendimento à população. Uma das metas da Educação para 2010 é superar os números do ano anterior.São 16 cursos além de atividades como grupos de estudos, seminários de produção e palestra, que apesar de terem como foco o funcionalismo municipal, serão abertos à comunidade, caso restem vagas.

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, na busca permanente de formação e capacitação do servidor público municipal para melhorar a gestão pública, além dos cursos, começa neste semestre o acompanhamento aos planos de ação em direitos humanos dos demais setores administrativos municipais.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, explicou que esse programa dá aos servidores a oportunidade de se desenvolverem profissional eacademicamente por meio do conhecimento produzido na Cidade Universitária.“É a universidade a serviço do servidor e, consequentemente, da melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.

Marilena ressaltou outro objetivo do programa: promover o diálogo intersetorial para construção de políticas públicas, neste ano consolidado com a criação do grupo de estudo “Economia Popular e Solidária: Intersetorialidade das Políticas Públicas”, envolvendo as secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social.

Mais uma concretização deste ano, segundo a secretária, é a criação do Núcleo de Direitos Humanos, decorrente dos cursos de pós-graduação na área promovidos ano passado. “O núcleo será um facilitador para a efetivação de ações na área de direitos humanos em cada uma das instituições participantes”, esclareceu Marilena.

O diretor do Instituto de Administração e Políticas Públicas-IAPP, Robério Fernandes, afirmou que a meta da Secretaria de Educação é de superar os números do ano anterior será cumprida. “Esse é um dos objetivos de Marilena para este ano. Pela oferta deste primeiro semestre, já podemos considerar que será possível alcançá-lo”, disse.

Os interessados em participar dos cursos e das demais atividades devem se inscrever, de segunda a sexta-feira, das às 12h e das 14 às 18h, até 9 de abril, na Secretaria de Pós Graduação e Extensão, localizada no 3° andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé-Funemac, na Cidade Universitária, rua Aluízio da Silva Gomes, n° 50, Granja dos Cavaleiros. O telefone para mais informações é 2796-2529 e o e-mail, seciapp@funemac.edu.br, ou consulteo site da Funemac (www.funemac.edu.br).

Cursos

Confira a relação de cursos deste primeiro semestre: Informática básica (20vagas); Informática Intermediária (20); Idéias, textos e discursos – a saúde e a arte da boa comunicação (50); O Uso da Língua Portuguesa no Cotidiano da Saúde – Avançado (50); Formação de Monitores de Parque (50); Auxiliar Administrativo - Jovens do Programa Nova Vida (60); Atualização em Medidas socioeducativas – Degase (50); Atualização em Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos na Escola – Fiocruz (35); Para Além do Brincar (40); Adolescentes: Um olhar multidisciplinar (30); Atualização em Língua Portuguesa - Novo Acordo ortográfico (50); Atualização e Língua Portuguesa para Educadores (50); Sexualidade Infantil para Educadores (50); Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho (50); A Educação do Campo frente às mudanças atuais (50) e “Sou peça fundamental nesta engrenagem chamada escola” – para porteiros, motoristas e pessoal de apoio (200).

Programação

Também estão incluídos na programação os grupos de estudos “Cuidados na 1ª infância: físico e emocional”, “Linguagem” e “Economia Popular e Solidária: Intersetorialidade das Políticas Públicas”, com 20 vagas em cada um. Serão realizados ainda os seminários de produção “Sexualidade Infantil” e “Para Além do Brincar”, disponibilizando 30 vagas cada; a mesa redonda “Universidade e Escola Básica: pesquisa currículo e formação” e a palestra “Bulling: Não é brincadeira”. Esses oferecendo 200 vagas.

Núcleo de Direitos Humanos

Além da promoção dos cursos, a Secretaria de Educação assiste a programas da Prefeitura na área de direitos humanos. Entre eles: “Aleitamento Materno: Direito Humano no iniciar a vida”, desenvolvido pela Secretaria de Saúde; “Conversando e construindo ações voltadas para Direitos Humanos”, do Centro de Referência e Atendimento à Infância e à Adolescência; o “Plano de Segurança Escolar”, da Câmara Permanente de Gestão; o “Formação profissional: base para a construção da lógica democrática entre os assistidos”, da Secretaria de Assistência Social, e também projetos da própria Secretaria de Educação, como o “Educação Ambiental e Direitos Humanos”.