Educação abre seleção interna para professores de língua estrangeira

02/12/2009 11:12:15 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abre inscrições para a seleção de professores de inglês e de espanhol, servidores da rede municipal de ensino, que desejem ministrar aulas no Centro de Idiomas de Macaé. Os interessados devem encaminhar currículo por e-mail ou entregá-lo na sede da Secretaria ou na Cidade Universitária, até quarta-feira (4). O processo seletivo será nos dias 9 e 10 de dezembro. O Centro começará a funcionar em fevereiro, próximo ao Senai, na Virgem Santa. O curso completo de inglês terá duração de quatro anos e meio e o de espanhol, quatro anos.

Oitenta alunos da rede pública, de 10 a 18 anos, serão beneficiados já no próximo semestre. A proposta da Educação é contribuir para o acesso ao mercado de trabalho e ao ensino superior. Os interessados deverão entregar seus currículos, das 8h às 17h, para Liliane Fonseca, coordenadora de área de Língua Inglesa da Secretaria, na sala 36 da Semed, ou encaminhá-lo pelo e-mail: prof.liliane@gmail. Os currículos também podem ser entregues no Centrexs, 3º andar do prédio da Funemac, na Cidade Universitária, ou enviados pelo e-mail centrexs@funemac.edu.br. Mais informações pelos telefones 2796-2528 e 2796-2531, por Ruth ou Larissa.
A prova escrita, que será realizada às 13h do dia 09 de dezembro, valerá dez pontos. Cada candidato terá 3h para fazer a redação. Para ser aprovado, o professor precisará obter no mínimo de 60% da pontuação. No dia 10, às 8h, acontecerão as provas orais, com duração de até 30 minutos. Após uma entrevista, o candidato deverá apresentar, em no máximo 20 minutos, a unidade didática sorteada no dia anterior. Cada uma dessas fases valerá cinco pontos. O candidato deverá obter 60% dos pontos depois de somadas as notas das duas fases da prova oral.

Dois professores serão contratados já no próximo semestre. A Secretaria de Educação abrirá um banco de dados para cadastro dos profissionais que serão convocados nas etapas posteriores do projeto. Todos os aprovados deverão passar por um curso de qualificação para docentes do Centro de Idiomas de Macaé, em janeiro.

O projeto piloto, que começou a ser elaborado em agosto, será implantado a partir de fevereiro do próximo ano com quatro turmas com vinte alunos de nível básico, duas de manhã e duas à tarde. Mais tarde, será ampliado para o turno da noite com os níveis intermediário e avançado. A proposta do projeto é que o estudante conclua o curso dominando uma língua.

Às escolas municipais receberão um quantitativo de vagas proporcional ao número de alunos e a seleção dos estudantes será feita pela unidade de ensino. O aprendizado de língua estrangeira é necessário para ingresso no mercado de trabalho competitivo nas áreas offshore, de comércio, de turismo, entre outras. Por isso, o curso gratuito adotará o método comunicativo. “O aluno sairá com domínio de leitura, de escrita e principalmente fluência na fala. Além disso, esse conhecimento favorecerá seu ingresso no nível superior”, disse a prefeita em exercício, Marilena Garcia.

Futuramente, o Centro atenderá estudantes das demais redes públicas. Mais informações sobre o processo de seleção interna no site da Funemac www.funemac.edu.br.