Educação apresenta ações ambientais na III Feira de RSE da Bacia de Campos

21/05/2010 10:33:45 - Jornalista: Fernanda Lisboa

Quem visitar o stand da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na III Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, além de conferir as oficinas da Eco Arte de Artesanato em jornais e garrafas pets, pode conhecer o Projeto “Um Mundo Melhor é Possível”, desenvolvido pela Escola Municipal de Educação Infantil Profª Marli Vasconcelos Lemos (antiga Escola Arco-Íris), como a coleta seletiva e as campanhas “Bom de Pet e Lata”, e a novidade desse ano que é a Campanha de coleta de pilhas e baterias.

A escola é a única de Macaé a participar do Projeto “Viva o Meio Ambiente”, desenvolvido pela Auto Pista Fluminense em cinco capitais do Brasil e sete países.

Durante o segundo dia da Feira, alunos da Educação Infantil apresentaram todas as ações desenvolvidas na escola durante o ano letivo. “Nosso Projeto Um Mundo Melhor é Possível foi lançado no dia da Família na Escola e tem como objetivo realizar ações ambientais com nossos alunos e seus familiares, já que para alcançarmos um resultado satisfatório temos que unir forças, uma vez que nossos alunos são pequenos e precisam do auxílio dos responsáveis”, contou a diretora da escola, Cláudia Márcia.

Para desenvolver suas ações a escola conta com a parceria de várias empresas do município, como o da Empresa Transforma Gerenciando Resíduos e a Auto Pista Fluminense. “A escola já faz a coleta seletiva de lixo, onde a Transforma é responsável pela coleta. No mês de junho, estaremos com a campanha Bom de PET e Lata, onde vamos recolher materiais de lata e garrafas pets. Em setembro, na Festa da Primavera será a vez de recolhermos óleo e caixas de leite. Nosso trabalho está dando tão certo que a família dos alunos já leva para a escola todo o lixo de suas residências, coletado seletivamente, para ser entregue a Transforma que faz a coleta na escola semanalmente”, destacou Claúdia.

Novidade – A novidade deste ano é ainda a coleta de pilhas e baterias, que está sendo desenvolvida nas escolas e se estendeu para a Feira de Responsabilidade Social. “Quem visitar a Feira e tiver algum desses materiais, como pilhas e baterias para serem descartados pode levar para o nosso stand que estaremos também encaminhando para a empresa Transforma”, explicou a diretora.

Já com a Auto Pista Fluminense a escola desenvolve a ação “Viva o Meio Ambiente”, onde é o único estabelecimento de ensino do município a ser beneficiado com a ação. “Essa é uma ação onde a Auto Pista nos oferece todo o apoio em ações que desenvolvemos para a conscientização da educação ambiental e de trânsito. Ficamos honrados com a parceria, pois esse projeto é desenvolvido onde a Auto Pista tem trabalhos que são em cinco capitais do Brasil e sete países. Dentre as capitais, o Rio de Janeiro participa com 15 municípios e, em Macaé, somos a única escola a contar com esse apoio. Todo nosso trabalho é apresentado para o mundo através do site da empresa”, contou empolgada Cláudia.

Além de todos esses trabalhos, a escola ainda apresenta na Feira o Projeto “Transformar”, em parceria com Furnas, onde os alunos e professores são multiplicadores de ações em Educação Ambiental, onde todo o treinamento é oferecido pela empresa e ainda divulga a sua participação no Prêmio Betinho 2010, Jornada pela Cidadania, desenvolvido pela COEP. “Nesse Prêmio nós apresentamos todos os nossos trabalhos de ações ambientais, através de um site e os visitantes votam nos trabalhos que mais agradaram ou se interessaram. Está sendo uma experiência ótima”, finalizou Cláudia.