Educação apresenta diretrizes

18/08/2005 17:10:24 - Jornalista: Cesar Dussac

A Secretária de Educação, Milmar Pinheiro, apresentou aos diretores das escolas da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (18), no auditório da Guarda Municipal, as diretrizes e os objetivos para a gestão a partir de 2005. Milmar pediu a todos que se engajem nos projetos da Educação, para que os objetivos sejam plenamente alcançados. Pediu também que estabeleçam comunicação permanente com a comunidade, através dos pais de alunos e presidentes das associações de moradores.

Segundo a secretária, a universalização do ensino fundamental é uma diretriz muito importante. “Com esse objetivo, trabalhamos para garantir o acesso e a permanência de todas as crianças na escola. Igualmente importante é atender à demanda de educação infantil com qualidade, beneficiando toda criança que dela necessite e cuja família queira ter seus filhos freqüentando uma instituição educacional”, afirmou. Para Milmar, outra ação de grande importância é direcionar as ações da Secretaria para o eixo central da educação escolar, que é a formação do aluno, através da relação ensino/aprendizagem.

Milmar Pinheiro apresentou 24 objetivos a serem alcançados este ano. Dentre eles, encontra-se a racionalização dos recursos para atender, com mais adequação, às necessidades dos alunos nas escolas. Como orientadora pedagógica, Milmar afirma que o ensino com mais qualidade será atingido a partir do funcionamento das escolas em prédios adequados à cada fase do aprendizado, o que requer a construção de novos espaços físicos, a começar pelas creches. “Este ano já conseguimos transferir alunos de cinco escolas para locais apropriados, algumas que funcionavam em igrejas. É um trabalho difícil, porque temos que colocá-las em escolas próximas à suas residências”, ressaltou.

Ao abordar o item merenda escolar, Milmar falou do Complexo Popular de Alimentação – COPA, que recebeu a primeira visita dos conselheiros de Alimentação Escolar. “Eles constataram os serviços que a Secretaria presta aos alunos da rede”, afirmou. Milmar falou dos cardápios feitos por profissional especializada. “Esse era um dos objetivos da Secretaria, desde que assumi. A nutricionista Giselle Pacheco e a coordenadora Gelda são responsáveis pelo controle dos mapas de alimentação. Giselle vem promovendo o I Encontro de Merendeiras, em que são reforçados conhecimentos sobre higiene pessoal e na cozinha, e na manipulação dos alimentos”, explicou. A secretária pediu aos diretores que recebam bem os integrantes do Conselho de Alimentação, que devem se identificar para fazer visitas de inspeção.

Milmar falou do acesso e permanência de portadores de necessidades especiais. “Temos de adaptar a maioria das escolas para esses alunos. A escola Lions é um modelo a ser seguido. Não tem escada. O acesso às salas é feito através de rampas”, observou.