Educação capacita mais duas turmas para o Formação pela Escola

08/06/2010 09:48:48 - Jornalista: Fernanda Lisbôa

Com a finalidade de qualificar agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, nos últimos dias, a mais duas turmas do Programa Formação Pela Escola.

A ação, que é uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, foi implantada em Macaé, no final do ano passado, e até o final de agosto cerca de 200 pessoas estarão capacitadas, entre gestores municipais, regionais, conselheiros, professores e nutricionistas. Macaé é pólo de capacitação dos municípios de Carapebus, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu.

De acordo com a tutora do programa no município, Roze Thomaz, o Formação Pela Escola tem como módulo principal o de Competências Básicas, com a temática do FNDE e o apoio as políticas públicas para educação básica, obrigatório a todos os participantes, em seguida é feita a escolha do próximo módulo que abrange quatro temas diferenciados.

“O primeiro passo é a inscrição. A pessoa interessada em participar do programa deve se dirigir à sala do Programa do Livro Didático, que funciona na sede da Semed e preencher a ficha de inscrição, optando por um dos módulos. São oferecidos capacitação no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programas do Livro (PLi), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Até o momento, no município, capacitamos para três módulos, onde a demanda foi maior. Já capacitamos para o PLi, PNAE e PDDE e estamos programando a capacitação para o PNATE”, informa Roze.

Roze informa ainda que os participantes desse semestre estão recebendo capacitação de Competências Básicas até o final deste mês, e em agosto farão como temas PNAE e PDDE. “Esses cursos são de grande importância para a realização das ações nas escolas, porque o gestor e comunidade entendem todo o processo e destino das verbas do Governo Federal, desta forma, podem decidir o destino e aplicação dessas verbas, de acordo com as normas estabelecidas pelo próprio governo”, explica.

Como é o Formação Pela Escola – Os cursos são modulares de 40 horas cada, sendo 8 horas presenciais para troca de experiências e socialização e 32 horas à distância, onde os alunos deverão estudar o material didático distribuído e sanar suas dúvidas com o tutor.

A avaliação dos participantes é feita de duas formas, através da auto-avaliação e da avaliação do desempenho e do trabalho final do módulo, conferida pelo tutor do módulo. Ao término de cada módulo o aluno aprovado recebe um certificado expedido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). “Esse curso não tem como finalidade formar profissionalmente ninguém, mas informar e tornar transparente o repasse e aplicação das verbas”, destaca Roze

Tutores – Na segunda-feira (07), os tutores da Semed foram para o Rio de Janeiro receber capacitação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização Profissional da Educação (FUNDEB), para novas iniciativas no município. Eles retornam na sexta-feira (11).