Educação capacita professores no curso de Formação Pela Escola

15/03/2011 09:44:12 - Jornalista: Clinton Davisson

A Secretaria da Educação (Semed) começou, nesta segunda-feira (14), a partir das 13h30, mais uma edição do Curso "Formação Pela Escola" que tem duração de dois meses. Nesta primeira etapa, as aulas acontecem em dois dias, quando 34 tutores, selecionados em 2010, terão acesso a orientações sobre o Módulo, intitulado "Competências Básicas", do Governo Federal, que traz informações gerais sobre os programas financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A coordenadora Roze Tomaz explica que o material didático é oferecido através do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, on line, ou em versão PDF, em CD-Rom, com linguagem simples e acessível.
- Cada módulo é composto de um caderno de estudos e um caderno de atividades. Os cursos são totalmente gratuitos, explica Roze.
Nesta terça-feira (15) a partir das 13h30, pela primeira vez, o curso Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, que consiste na assistência financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às escolas públicas da Educação Básica das redes estadual, municipal e do Distrito Federal. Será a primeira vez que o curso será ministrado em Macaé, através do Programa Formação pela Escola, por meio de uma parceria entre a Semed e o FNDE.

Para a diretora do EMEI Maria das Dores de Souza, Márcia Vasconcelos Manhães, o curso é importante para manter o profissional atualizado.

- É um momento fundamental para nós porque permite um aprendizado rápido e eficiente. É uma inclusão digital avançada que a Secretaria de Educação faz com seus profissionais, afirma.

Para a professora orientadora Cristina Machado Cardoso da Silva, do Colégio Pedro Adami, a educação à distância vem sendo uma constante na sua formação profissional. Atualmente, está fazendo o curso de Pedagogia à Distância pelo Consórcio Cederj e elogia a iniciativa.

- Atualmente, vivo formação. Isso tem contribuído muito para a minha prática profissional. Acredito que a Educação à Distância é algo que está revolucionando a educação do Brasil.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, os eventos de formação, além do Programa como um todo, também serve de estratégia para chamar a população para que exerça o controle social das ações financiadas pelo FNDE/estado e município, tornando realidade a democratização da gestão escolar.

- O curso é importante para garantir que as escolas cumpram de forma adequada as demandas do Ministério da Educação (MEC). A expectativa é que os cursos preparem cidadãos que atuem em parceria com o governo de modo a buscar a melhoria da escola, facilitando o acesso, a permanência e o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos matriculados em diferentes níveis e modalidades de ensino, completa Guto.