Educação comemora Dia da Família nas escolas da rede municipal

17/05/2010 10:21:05 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria de Educação (Semed) comemorou, no sábado (15), nas 110 escolas da rede municipal, o “Dia da Família na Escola”. Durante toda manhã, palestras, apresentações, ginástica e até um mutirão de pais, responsáveis, alunos, professores e gestores da Educação. Além das diversas programações realizadas nas escolas envolvendo pais, comunidade e funcionários, o destaque, deste ano, foi o 1º Dia da Família na Escola do Colégio da Aplicação (CAp), inaugurado em fevereiro.

O colégio de Aplicação, que funciona provisoriamente na Cidade Universitária, conta com 70 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Com expediente das 7h30 às 16h, o colégio forma integralmente os alunos, oferecendo as disciplinas curriculares do Ensino Médio e também oficinas culturais, esportivas, de informática e de línguas.

A implantação da escola é uma da metas da Educação para este ano já cumprida pela secretária Municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, que prepara os jovens para os processos seletivos de ingresso no ensino superior. 80% das vagas do CAp foram disponibilizadas para estudantes das redes públicas de ensino.

Na manhã de sábado, pais, alunos, professores e gestores da escola se reuniram no auditório da Cidade Universitária para uma confraternização. A programação começou às 9h, com um café da manhã. O destaque foi a palestra “Família e escola: uma parceria que dá certo” com o professor José Augusto Abreu Aguiar, assessor pedagógico da Semed, que tem livros publicados sobre o tema.

O professor alertou para a crise de valores morais pela qual atravessa a sociedade e considerou a parceria entre família e escola necessária para a proteção da juventude. “A família deve preparar o adolescente para o mundo e a escola é grande parceira nessa preparação. Mas os pais não devem ser omissos”, destacou.

A diretora do CAp, Wanessa Ribeiro, considerou que os pais contribuem para a construção do Colégio de Aplicação. “A educação pode transformar a sociedade. Nosso compromisso é formar seres humanos mais felizes”, disse. Logo após a palestra, alunos do CAp interpretaram a canção “O Sal da Terra”, de Beto Guedes, em voz e violão.

Um grupo de pais presentes ao “Dia da Família na Escola” decidiram formar uma associação e elogiaram a confraternização. Diná de Souza, mãe de Kevilin da turma 1001, considerou a palestra emocionante e construtiva. “Foi ótima. Também pude conhecer outras pessoas da escola”, disse. “A palestra me estimulou a procurar ser mais tolerante e paciente. Resolvi até mudar de ideia e autorizar minha filha a ir ao passeio escolar”, revelou Marize Oliveira, mãe de Távila da 1002.

“O Cap, ainda neste mês, passará a funcionar em sua sede na rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, próximo ao Senai. O novo prédio, que também comportará o Centro Municipal de Idiomas (CMI), tem quatro salas de aula, duas com capacidade para 35 alunos cada, destinadas ao CAp, e duas com capacidade para 20 estudantes do CMI; uma biblioteca e sala de estudos; sala multimídia com aparelhos de TV, DVD, som e datashow; laboratório de informática, sala para professores, da coordenação, da secretaria, da direção, do projeto Pólen e uma recepção. Os investimentos nos projetos do Colégio de Aplicação e do Centro Municipal de Idiomas vêm do Fundo Municipal de Educação, complementado pela Fundação Educacional de Macaé, ambos geridos pela Secretaria Municipal de Educação”, informou Marilena Garcia.