Educação: contação de histórias encanta com espetáculo

30/04/2015 16:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Mauricio Porão

Contação de histórias é maneira de enriquecer a educação

“Quem tem medo de lobo mau”. Este é o espetáculo que marcou entusiastas da contação de história e cerca de 300 estudantes da rede municipal nesta quarta (29) e quinta-feira (30), na sede da Rinha das Artes. A programação faz parte do projeto “Abril com Histórias”, foi promovida pelo grupo HistoriArte da rede municipal. A finalidade do projeto, que segue no mês de maio, é resgatar o encanto pela contação de histórias. A programação encantou alunos das escolas municipais Eda Daflon, Antonio Alvarez Parada, Joaquim Breves, Jacyra Tavares Duval e Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco.

O espetáculo contou com a atuação do Grupo de Referência de Leitura e Formação de Leitores - HistoriArte, que além de atrair o interesse e aplausos dos alunos, levou a magia das histórias para adultos.

Presentes ao espetáculo, as alunas do Colégio Municipal Eda Daflon, Maria Letícia Barros e Nicole Lopes, ficaram encantadas com a encenação, que tratou da preservação do ambiente e de princípios como solidariedade, cuidado com o próximo e respeito. Satisfeita, a professora do 3º ano, Clarice Cruz, confessou que os alunos estavam contando os dias para assistir ao espetáculo. “A contação de histórias é pura magia. Esta é uma estratégia pedagógica que nos ajuda no dia a dia na sala de aula”, disse.

O espetáculo foi marcado pela apresentação do grupo HistoriArte e teve a participação dos grupos Patranha e “Na Ponta da Língua”, ambos de Casimiro de Abreu. Também participante do evento, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, disse que a contação de histórias reforça o trabalho com o lúdico, expressão oral e criatividade dos alunos. “O Grupo HistoriArte faz um excelente trabalho. O próximo passo da rede municipal é contar com o 'Ônibus sobre Rodas', cujas atividades serão retomadas em breve em parceria com a Odebrecht”, observou.

Para o Secretário de Educação, Guto Garcia, o processo de contação de histórias pode ser uma maneira de enriquecer a educação. “Nos dias de hoje, o Contador de Histórias vem resgatar a união, a cumplicidade e o prazer para a leitura. Este profissional está presente no imaginário de inúmeros alunos. O contador tem o papel fundamental de resgatar o hábito da leitura e ajudar os alunos nas interpretações de textos", finaliza.


Fotos Relacionadas