Educação: curso preparatório do Prominp tem aprovação dos alunos

17/11/2009 15:17:49 - Jornalista: Grazielle de Marco

Oferecido desde o início do mês pela prefeitura, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), o curso de reforço escolar está conseguindo a aprovação dos alunos que se preparam para o concurso do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). As aulas estão acontecendo no Centro, no Colégio Municipal Zelita Rocha e na Escola Municipal Maria Isabel Damasceno Simão.

Disponibilizado através de uma parceria com o Governo Federal, o reforço escolar tem ajudado jovens e adultos de Macaé e região a se prepararem para o concurso, cujo edital sairá em janeiro. É o caso de Roberto Moreira, de 42 anos, com formação em levantamento de cargas. “Sem experiência, encontrei muitas dificuldades de conseguir emprego”, disse.

Ele explica que o curso preparatório veio em boa hora. “Estou achando o curso muito bom. Os professores são bem treinados e tem bastante conhecimento da matéria. Além disso, moro na Aroeira e achei ótimo ser aqui no Centro”, ressaltou o estudante.

De acordo com a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o Cetep está estudando a possibilidade de abrir inscrições para novas turmas. “Continuamos sendo procurados por alunos com interesse em se inscrever no curso. Estamos analisando a possibilidade de abrir novo período de inscrições”, ressaltou.

O curso de reforço escolar foi oferecido através de uma parceria entre a prefeitura e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os inscritos têm aulas de Português, Matemática e Raciocínio Lógico. O Ministério do Desenvolvimento Social forneceu as apostilas do curso e o município professores, espaço físico (Cetep), além de encaminhar os bolsistas, inscritos no Programa Bolsa Família, através da Secretaria de Assistência Social.

A prova para o Prominp deve acontecer em fevereiro. Para Macaé haverá vagas para Ajudante de Cozinha, Auxiliar de Movimentação de Carga, Caldeireiro, Caldeireiro Offshore, Mecânico Ajustador, Mecânico Montador, Montador de Andaime, Pintor, Saloneiro, Assistente de Logística, Comissário, Cozinheiro, Instrumentista Reparador, Operador de Movimentação de Carga, Padeiro/Confeiteiro, Plataformista de Sondas e Profissional de Suprimentos. De acordo com a assessoria da Petrobras, os cursos estão sendo oferecidos em áreas onde a disposição de mão-de-obra é bem inferior à demanda do setor.

O Prominp tem como principal objetivo o fortalecimento da indústria nacional e capacitação de pessoas para trabalhar nessas empresas. O projeto nasceu partir do entendimento de que é preciso maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços em bases competitivas e sustentáveis.
Os participantes dos cursos de qualificação recebem bolsas que vão de 300 a 900 reais por mês e os cursos têm duração de 80 a 360 horas, sendo a maior parte de seu programa composto de aulas práticas.