Educação dá continuidade ao Programa de Leitura Petrobras

22/06/2005 17:15:39 - Jornalista: Cesar Dussac

A Secretaria de Educação promoveu o segundo encontro do Programa de Leitura Petrobras Bacia de Campos, dentro do tema geral Cidadania, para discutir o subtema “Trabalho”. O evento aconteceu terça-feira (21), no Teatro Municipal de Macaé. Os palestrantes foram o escritor Braulio Tavares e o professor da PUC e curador do Programa Julio Dinis e também contou com a participação de Jason Prado, diretor da Argus – empresa que desenvolve o programa.

Bráulio Tavares falou da importância do trabalho na vida das pessoas. “O estudo é o trabalho através do qual o professor modifica o aluno. O objetivo maior da educação é promover no educando a disciplina, sem a qual o indivíduo não consegue se desenvolver”, acentuou. O escritor afirmou que a educação desperta a curiosidade, sem a qual é muito difícil aprender e se direcionar para uma atividade na vida – ocupação/trabalho/profissão.

Tavares falou ainda da importância do “ócio criativo” como uma forma de trabalho, utilizado geralmente por poetas, escritores, pensadores e cientistas. Júlio Diniz ,abordou o trabalho sob os ângulos financeiro, da construção social e da prática cultural.

O trabalho apareceu como temática em um show de música e poesia, a cargo de uma dupla de músicos e do professor Júlio Diniz. Em maio, “Identidade” foi o primeiro sub-tema discutido. O próximo sub-tema discutirá, em agosto, família e identidade.